Atitudes simples para evitar acidentes no trânsito

       A Semana Nacional do Trânsito é lembrada em todo o país entre os dias 18 e 25 de setembro, como forma de convidar todos a refletir suas atitudes, enquanto pedestre e motorista.

Neste período, em 2012, a Concessionária Caminhos do Paraná realizou uma campanha e um concurso junto às escolas municipais da Lapa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, para conscientizar os alunos a respeito do trânsito. O objetivo era orientar alunos e professores sobre prevenção de acidentes e condutas, com o apoio institucional da Polícia Rodoviária Federal e em parceria com o jornal A Tribuna Regional.

Mas, não é somente neste período que as pessoas devem ficar atentas ao cumprimento das normas, seja na estrada ou nas ruas dos municípios. Com a proximidade de feriados, como o Carnaval, é importante reforçar a necessidade da direção defensiva e dos cuidados que todo motorista deve ter no trânsito.

As facilidades de aquisição de veículos através dos financiamentos a longos prazos têm levado as cidades e as estradas ao caos da agitação e de acidentes. O que se vê são pessoas dirigindo em alta velocidade, nervosas, xingando umas às outras, numa falta de controle total.

É preciso criar, através da educação, a cultura do bem estar, do respeito ao próximo e do respeito ao meio em que se vive.

 

NO TRÂNSITO DESLIGUE O CELULAR, SENÃO ELE VAI TE DESLIGAR

A frase acima é de autoria de Renan José Vieira de Chaves, que conquistou o 2º lugar no concurso promovido pela Caminhos do Paraná sobre o trânsito. Em 2012 Renan estava cursando o 5º ano, série “B”, da Escola David Carneiro.

Como citado na frase de autoria do aluno, o celular muitas vezes é motivo de graves acidentes no trânsito.

Mas, também é preciso levar a sério o uso do cinto de segurança, o fato de que crianças devem andar somente no banco traseiro, não devem ficar no vão entre os bancos e nem colocar os braços e a cabeça para fora do carro. O passageiro não pode desviar a atenção do motorista com conversas excessivas ou com brigas, pois isso poderá causar acidente.

Também é importante respeitar os sinais de trânsito, enquanto pedestres, atravessando as ruas na faixa, e deve-se criar o hábito de atravessar as ruas somente andando em cima dela. Os passageiros do carro podem ficar atentos, verificando se o motorista avança os sinais, anda com excesso de velocidade, joga objetos pela janela ou maltrata e xinga outros motoristas.

Estas atitudes simples muitas vezes são o diferencial para que se evite acidentes, ou no caso de ocorrerem, as conseqüências sejam minimizadas.

Durante viagens de feriados ou mesmo enquanto se dirige no cotidiano pelas ruas da cidade, não esqueça: atenção no trânsito, respeito ao próximo, a você mesmo e às leis.

E, não esqueça: faça como o Henrique Ribeiro Ferreira, aluno do 5º ano, série “B”, da Escola Dr. Manoel Pedro, em 2012, que ganhou em 3º lugar no concurso da Caminhos do Paraná. Para ele “Motorista consciente + pedestre prudente + pessoa inteligente = trânsito eficiente e seguro”. Quando estiver no trânsito, não deixe a dica de Henrique de lado!

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Please follow and like us: