Festa dos Navegantes, em Porto Amazonas, resgata história da cidade

A III Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no domingo, dia 10 de fevereiro, em Porto Amazonas, demonstrou a parceria dos devotos com a Prefeitura Municipal e a valorização desta importante marca para a cultura da cidade.

O evento foi importante, pois o Rio Iguaçu, em seu tempo de glória, tinha muitos navegantes e a festa, através da procissão fluvial e dos causos contados pelos antigos navegantes, resgatou estas memórias. O evento ocorreu no cais do Porto, de onde saiu uma procissão de carro até a Balsa. Na sequência foi realizada a procissão fluvial da balsa até o cais do porto. Logo após a chegada da imagem da Santa no cais aconteceu a Missa Campal no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, localizado no local. E, apesar da chuva, muitas pessoas comparecerem para a celebração, sendo que ao final todos foram convidados a almoçar no Centro de Convenções. A Festa foi encerrada com um grandioso bingo.

Toda a festividade foi possível graças às parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal de Porto Amazonas, através da Divisão do Meio Ambiente, contando com a participação da Prefeitura de Palmeira, da Paróquia Menino Jesus, da Capela Nossa Senhora Aparecida, da Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA), da OSCIP GARI (Grupo Ambientalista Rio Iguaçu), da SANEPAR e dos devotos.

Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora dos Pescadores, Navegantes e seus familiares. A festa, além de ser um ato de devoção religiosa, seve também para a comunidade agradecer pela proteção. O município de Porto Amazonas é muito conhecido por conta da pesca e, também, pelo passado de grandes navegações.

Please follow and like us: