EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA

Prezada Estudante de Arte  Fotográfica  Vanusa Hornung, muito  me apraz citar  estas palavras e revolver o passado através da fotografia, onde a imagem pessoal,  a moradia e a paisagem, se fixaram através do tempo, graças a fantástica criação da genialidade humana, a fotografia.

Prezada Vanusa, me permita  a ousadia de dizer a você:- colecione  tudo  o que for  do passado, desse povo sonhador  que de longe vieram  para cá em busca da tranquilidade  e felicidade perdida em outros lugares.

De longe, muito  longe,  atravessaram mares e oceanos bravios, onde o sonho de viver, de cantar, de ter sua terra, de conversar entre  seus conhecidos e seus pares, era um encanto em busca do Paraíso.

De  longe  vieram  italianos,  eslavos,  russos, árabes, japoneses,  bucovinos,  austríacos, poloneses e esse povo  sonhador:   alemães, vindos  do Volga em 1.878, se radicando num rincão de Terra onde deram o nome de Mariental, (Lapa-PR).

Vanusa, graças a fotografia  conseguimos rever a imagem de muito dessas pessoas do passado e também  de  suas casas.  Concito  a você  entrar  em ligação com essas famílias históricas,  preservar para sempre e registrar a história do sonho daquelas pessoas.

Fotografe também suas casas originais por simples que sejam, pois a beleza da simplicidade é um encanto que se guarda do passado e do encanto de viver, do homem que se foi há muito tempo, de sua mulher com formosura de matriarca da família, com seu olhar lindo, sereno, encantador.

Vanusa, colecione tudo, faça um livro  para que aqueles que um dia lá atrás do  tempo fizeram esta riqueza que hoje nos encanta, não se perca e para que o homem de amanhã se ilustre na vida de encantos de como eles eram.

No passado tivemos Retratistas que registraram a imagem  de então, quando a fotografia também  começava   a engatinhar –   foram  eles:-   Guilherme Gluck e seu auxiliar Cristiano Jubanski,  Adelaide Kiefer e seu auxiliar Alberto Dardaque, Alois Gurski e José Torres, todos pioneiros da lapa, 50, 60, 70 anos atrás.

Vanusa, aproveito a oportunidade para  externar a honra da Família Dardaque em se citar o trabalho, as imagens registradas pelo nosso irmão Alberto  Dardaque,  que durante muitos anos  atendeu  o  povo  da  lapa,  em    suas casas,   em  festas  de  casamentos,   festas  de aniversários, reuniões  familiares e fotografias diversas em que as famílias o levavam  às suas casas a registrar os eventos  lá ocorridos; seu trabalho remonta desde há mais de meio século (hoje  também sua pessoa é saudade).

Tenha certeza Vanusa, teu trabalho será histórico e os Alemães do Volga, vindo para cá, baterão  palmas pelo evento  e nós e seus familiares  sentiremos  saudade daqueles que nos precederam  na habitação desta Terra da Promissão: o Brasil.

Salve todos: Salve os Alemães do Volga vindos ao Brasil e ao Rincão aqui perto, que deram o nome de Mariental – “Vale de Maria”,  Parabéns.

Lapa, PR, 12 MAI 2013

ABDALLA JOÃO DARDAQUE

Cidadão Honorário da lapa

Please follow and like us: