Obra psicografada Chico Xavier será apresentada no Theatro São João

Um Amor de Renúncia, adaptação do livro Renúncia, estará na Lapa no dia 25 de julho, com história que faz reflexões sobre o amor sublime, o amor renúncia.

No dia 25 de julho, quinta-feira, às 20h, o Theatro São João abrirá suas portas e cederá o histórico palco para os artistas que encenarão a peça teatral Um Amor de Renúncia, que é uma adaptação da obra “Renúncia” (por Emmanuel), psicografada por Francisco Cândido Xavier.

Com direção de Lucienne Cunha e Valdir Ramos e adaptação de Alberto Centurião, a peça é voltada para quem aprecia a experiência humana através do coração. Falará a todos os que se encontrem encarcerados, sentenciados, esquecidos daquele amor que cobre a multidão dos pecados, consoante os ensinamentos de Jesus.

Amor de Renuncia conduz a reflexões profundas a respeito dos compromissos referentes ao amor sublime, ao amor renúncia. Da extensa galeria de personagens, três são trazidos à cena: Pólux/Padre Carlos, Alcione e Emmanuel, que comenta e conduz a narrativa.

A maioria dos aprendizes do Evangelho deixa-se tomar, em sentido absoluto, pelas ideias de resgate escabroso, de olho por olho, ou, então, pela preocupação de recompensas na Terra ou no Céu. Para as almas sinceras, que ainda solucem nos laços do desânimo e desalento, a história de Alcione, personagem principal da peça, é um bálsamo reconfortador. Naturalmente que ela própria, qual amorosa visão da Espiritualidade eterna, emergirá das páginas luminosas da sua experiência, perguntando ao espectador que se sinta oprimido e exausto: “Por que reténs a noção dos castigos implacáveis, quando Nosso Pai nos oferece o manancial inexaurível do seu amor? Por que atribuis tamanha importância ao sofrimento? Levanta-te! Esqueceste Jesus? Já que o Mestre padeceu por todos, sem culpa, onde estás que não sentes prazer em trabalhar, de qualquer forma, por amor ao seu nome?”

A HISTÓRIA

Mantida a sequência original das cenas, a peça começa no umbral, onde Pólux recebe a visita da luminosa Alcione quando se prepara para reencarnar. Os espíritos enamorados voltam a se encontrar, já encarnados, na cidade de Ávila, quando Alcione tem 17 anos e Carlos já fez seus votos de padre. Alcione faz o possível para orientar o jovem padre a respeitar seus votos e sublimar o amor que sentem, mas Carlos tem dificuldade de compreender as elevadas razões morais da amada. Levada por Padre Damiano e por sua mãe Madalena, Alcione muda-se para Paris, onde receberá a visita de Carlos, que largou a batina e partiu ao seu encontro. Ocorre que Alcione está às voltas com pesados compromissos familiares, cujos detalhes não pode relatar a Carlos que, desiludido e enciumado, retorna à Espanha. Passados alguns anos, quando pode dar por terminada sua tarefa junto ao grupo familiar, Alcione parte ao encontro do amado, mas vai encontrá-lo casado, tendo que suportar uma união infeliz.

A psicologia de Alcione é bem mais complexa do que se possa imaginar ao primeiro exame. Com seu gesto divino, a Terra não é apenas um lugar de expiação destinado a exílio amarguroso, mas, também, uma escola sublime, digna de ser visitada pelos gênios celestes. Dentro dos horizontes do Planeta, ainda vigem a sombra, a morte, a lágrima…

Recordando que, se muita gente presume haver alcançado os êxitos retumbantes e a felicidade ilusória no campo vasto do mundo, em verdade ainda não aprendeu nem mesmo a estabelecer a vitória da paz, na experiência sagrada que se verifica entre as paredes de um lar.

COLABORAÇÃO

Para que a peça teatral Um Amor de Renúncia possa ser apresentada na Lapa, é de grande relevância o apoio recebido de empresários locais. Até o momento, a peça está sendo patrocinada por Ousadia Modas, Angelina Pizzaria, Distribuidora de Bebidas Barão, Prevedello Imóveis, Agropecuária Dom Francisco e JC Ophis Madeiras.

SERVIÇO

Um Amor de Renúncia

Quando: dia 25 de julho, quinta-feira, 20h

Onde: Theatro São João

Ingressos: R$ 20

Vendas:  Ousadia Modas e Theatro São João

Please follow and like us: