APAE de Contenda recebe micro-ônibus adaptado

O governador Beto Richa entregou na sexta-feira, dia 16 de agosto, em Guarapuava, 40 micro-ônibus para prefeituras de todas as regiões do Paraná, inclusive Contenda. Com os veículos adaptados, as Apaes farão o transporte de crianças com necessidades especiais.

Entre as Apaes contempladas com os micro-ônibus, além de Contenda, também podem ser citadas Palmeira, Prudentópolis e União da Vitória.

Richa ressaltou que o investimento para as Apaes se soma a outras medidas fundamentais para a Educação Especial no Paraná. Nesta semana, o governador sancionou a lei que institui o programa Todos Iguais Pela Educação, que torna obrigatório que as escolas básicas de Educação Especial tenham os mesmos direitos e recursos que o governo destina às escolas da rede estadual de ensino. A lei foi proposta pelo próprio governador e é pioneira no Brasil.

“Trouxemos as Apaes e as entidades que ofertam Educação Especial para dentro da rede estadual de ensino. Com isso, o Paraná se coloca na contramão do Governo Federal, que tem proposta de promover inclusão radical dos alunos com necessidades especiais na escolas regulares”, disse Richa. “Isso não é bom para as pessoas com deficiência nem para os alunos. No Paraná, apoiamos totalmente as Apaes para que as pessoas tenham vida digna que possam exercer a cidadania”, afirmou Richa.

SEGURANÇA E CONFORTO

O investimento na aquisição dos micro-ônibus é de R$ 9,5 milhões e irá garantir mais segurança e conforto às crianças com necessidades especiais. Cada veículo tem capacidade para transportar 44 alunos sentados. Todos são equipados com plataformas elevadas, têm bancos mais largos e contam com cadeiras de rodas. São todos ônibus novos que serão agregados ao transporte escolar dos municípios.

O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, disse que o Paraná dá exemplo para o Brasil. Ele ressaltou que a legislação criada pelo Estado neste ano para integrar as escolas de educação especial à rede estadual de ensino está sendo copiada por outros governos. “O Paraná avançou muito nesta gestão e virou referência. Na área de ensino especial, estamos colocando as pessoas com deficiência no mesmo nível das pessoas que não têm deficiência”, disse.

Arns disse que o governo está oferecendo condições para que as estudantes com deficiência recebam do Estado tudo aquilo que recebem as alunos que frequentam as escolas regulares, sem discriminação. “As crianças têm o mesmo direito”, afirmou. 

Please follow and like us: