O realizador e o seu método

Estudamos, na semana passada, sobre o empreendedor realizador e um pouco de suas características. Acredito que o ponto central dele está na habilidade de transformar valores. Nunca é demais repetir que aquilo que acreditamos é o que nos move e nos faz tomar as decisões.

Agora, qual é método? Como você transforma valores? Qual é o caminho para que as mudanças aconteçam? Os realizadores conseguem ter a façanha de mudar paradigmas porque são verdadeiros estrategistas. É incrível como no Brasil o empresário é o dono, é o comerciante, é o atendente, é o que paga as contas, ou seja, é tudo menos o estrategista do seu negócio. Por mais que fale que é o que vemos, na prática, em 99% dos casos, são pessoas correndo como loucas para pagar as contas, pagar os funcionários e o tempo é consumido de tal maneira que este não planeja verdadeiramente o seu empreendimento.

Ser estrategista é muito diferente disso! O estudo da estratégia exige análise de cenários, validação de valores, procura de oportunidades, uma forte rede de contato e você por aí.

            Ai você me pergunta: “Como faço para mudar isso?” E te respondo: Torne-se o estrategista de seu negócios, ponto!

            Deixe te ajudar um pouco, pois esse conhecimento é fundamental nessa série de artigos que estamos estudando sobre como ser um empreendedor de sucesso. O primeiro passo para se tornar um bom estrategista é aprender a entender o seu negócio objetivamente. Aí você se torna um realizador, inovador e um super vendedor. Nós, professores, ensinamos nos cursos de gestão uma ferramenta simples, porém muito eficaz: a análise de SWOT, que significa analisar o ambiente interno e externo de seu empreendimento.

            Pegue uma folha e a divida em quatro partes, como a imagem do artigo.

            No quadrante, onde diz PONTOS FORTES, escreva tudo o que você vê como pontos positivos de seu negócio. Se você já está no mercado há dez anos ou se o seu produto é voltado especificamente para um dado mercado, estes são exemplos de fortalezas. Lembre-se que aqui estamos olhando para dentro do seu negócio!

            Já no quadrante PONTOS FRACOS você deve escrever tudo o que observa que precisa ser melhorado. Por exemplo, se nas suas entradas financeiras, os recebimentos dos clientes, estão entrando depois que você paga 90% das suas contas e isto está fazendo você perder dinheiro, pagando juros da conta corrente, isso é um ponto que deve ser corrigido, pois enfraquece financeiramente o seu negócio. Ou se a entrega do seu produto está com atrasos é um outro exemplo típico de pontos que devem ser melhorados.

            Agora vamos para a OPORTUNIDADES. Você precisa conhecer o seu mercado e deve entender o que os seus potenciais clientes querem. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma casa de produtos naturais e os seus clientes sempre procuram e te perguntam se você tem chá verde. Vender chá verde pode ser uma grande oportunidade para ser explorada. Aqui a regra é olhar para fora de casa e ver “o como” você pode atender as necessidades de seus clientes. Nesse momento é importante não fantasiar, mas ser pontual.

            No último vemos as AMEAÇAS. Aqui você lista tudo o que vem de fora e pode prejudicar o desempenho do seu negócio. Quando chega nesse ponto faço meus clientes listarem os nomes de cada um dos concorrentes deles, pois um concorrente sempre é uma ameaça. Além dos concorrentes o que mais pode te prejudicar para ir para frente é uma ação judicial ou a mudança de uma lei, isso são bons exemplos.

            Durante a semana faça esse levantamento com seriedade. Primeiro, escreva tudo que vem em sua mente, depois passe a limpo tirando o que é exagero. Esse é um exercício simples, porém poderoso! Na próxima semana te ensino um passo a mais para fechar esse aprendizado na análise de SWOT.

Boa análise, sucesso e até o próximo encontro!

 Professor Alessandro Henrique

(41) 3093-7768 | (41) 9660-1775 – leitor@professoralessandro.com

 

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