Lapa perde acervo do Memorial Ney Braga

Peças que integravam o acervo do Memorial na Lapa, fechado em 2009, passarão a ser expostas no Museu Paranaense, em Curitiba, a partir do dia 25 de julho.

Abre na sexta-feira, 25 de julho, às 17h, no Museu Paranaense (MP) a mostra “Ney Braga – Acervo Pessoal e Político”. Por meio de objetos, documentos e fotografias é possível conhecer detalhes da trajetória pessoal e política de Ney Braga. Na ocasião também será assinado o termo de doação das peças ao Museu Paranaense. A entrada é gratuita.

Ney Braga nasceu na Lapa, em 1917, era militar e teve grande importância na política paranaense no Século 20. Foi prefeito de Curitiba, deputado federal, senador, governador por duas vezes, ministro da Agricultura, da Educação e Cultura, além de presidente da Itaipu Binacional.

Uma de suas principais contribuições ao Paraná foi o lançamento de programas de infraestrutura para os setores da energia e transportes, considerados marcos de inovação.

As peças que fazem parte da exposição integravam o acervo do Memorial Ney Braga, inaugurado na Lapa em 2005. Com o fechamento do espaço, em 2009, parte do material foi danificado. No início de 2014 os herdeiros de Ney Braga, juntamente com a Prefeitura da Lapa, buscaram apoio do Museu Paranaense para melhor conservação do acervo. As peças foram então higienizadas, identificadas e listadas pela equipe do museu.

Aproximadamente 1.500 itens como placas, troféus, medalhas, comendas, diplomas, documentos, fotos, entre outros, compõem o acervo que será doado ao Museu Paranaense para que permaneçam à disposição de toda população.

SERVIÇO

Exposição “Ney Braga – Acervo Pessoal e Político”.

Abertura: 25 (sexta-feira) – 17h.

Período expositivo: 26 de julho até dezembro de 2014.

Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h – sábado e domingo das 10h às 16h.

Museu Paranaense: Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba – PR.

Entrada franca.

Acervo do Memorial Ney Braga estava exposto na Lapa. Mas, no início de 2014, herdeiros, juntamente com a Prefeitura, buscaram apoio do Museu Paranaense para melhor conservação das peças.

Please follow and like us: