Comarca da Lapa conta com novo Delegado de Polícia Civil

No início de setembro chegou ao fim o longo período em que a Comarca da Lapa precisou dividir a atenção a seus problemas de segurança pública com o município de São Mateus do Sul. No dia 2 de setembro, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Michel Teixeira de Carvalho, assumiu suas funções na 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil da Lapa (responsável também pelas ocorrências no município de Contenda).

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em 2012, o Delegado escolheu tomar posse na Lapa após ter conquistado a 4ª colocação no curso de formação da Escola Superior de Polícia (ESPC), realizado juntamente com os 61 demais delegados recentemente contratados pelo governo estadual.

Nos primeiros dias na Comarca, Dr. Michel se inteirou sobre as situações da Delegacia e afirma que seu foco principal de atuação será contra a pequena traficância e na solução dos casos de homicídio na região. O Delegado ressalta que, logo que tomou posse, procurou dialogar com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Poderes Executivo e Legislativo, no sentido de estabelecer parcerias visando trabalhar a política pública voltada ao bem estar da população. Segundo Dr. Michel, a Lapa, assim como muitos outros municípios brasileiros, sofre com uma taxa elevada de furtos e tráfico, muitas vezes praticados por adolescentes infratores. Por isso, ele afirma ser de grande importância o trabalho conjunto de prevenção, garantindo a vida do adolescente, através de políticas públicas, mostrando que o Estado está presente. “A adolescência é um divisor de águas, por isso é preciso investir em políticas públicas e educação”, ressalta o Delegado, apontando que é preciso dar maior atenção ao menor.

O novo Delegado também explicou que o prédio da Delegacia da Lapa está passando por melhorias, com reformas visando o melhor atendimento à população e também ao trabalho conjunto realizado pela Polícia Militar. Segundo ele, a equipe policial está fortalecida e também está recebendo capacitação para o atendimento ao público, sendo que foram contratadas duas estagiárias, estudantes de Direito, para auxiliar na confecção de Boletins de Ocorrências (BO´s) e Termos Circunstanciados (TC´s). Agora, o registro de ocorrências será feito diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Sobre a situação da Delegacia em Contenda, Dr. Michel explicou que não há possibilidade, no momento, de que o atendimento ocorra diariamente, com disponibilização de funcionários, por conta da falta de estrutura e efetivo. No entanto, ressaltou que pretende estabelecer um dia na semana para que o atendimento ao público ocorra no município. Nos demais dias da semana, a população contendense pode se deslocar à Lapa para buscar o auxílio da Polícia Civil.

Atualmente a carceragem da Delegacia da Lapa, que tem capacidade para 16 detentos, está com nove pessoas. O Delegado afirma que pretende que o local não volte a ultrapassar a sua capacidade máxima.

VEÍCULOS APREENDIDOS

Questionado sobre a situação dos veículos estacionados nas redondezas da Delegacia da Lapa e uma possível destinação, Dr. Michel afirmou que o Poder Judiciário e o Ministério Público estão atuando em conjunto com a Polícia Civil para retirar definitivamente os carros do local. No entanto, como a ação pode ser um pouco demorada, emergencialmente o Delegado está contando com um convênio estabelecido com o Conselho da Comunidade, e apoio da Prefeitura da Lapa, no sentido de retirar o veículos e encaminhá-los para um depósito com vigilância. A meta, segundo Dr. Michel, é que nenhum veículo seja depositado nas redondezas, pois acredita que a situação atual prejudica o município, a própria Polícia Civil e também o atendimento à população, que não tem onde estacionar nas proximidades para se dirigir à Delegacia.

DENÚNCIAS

O Delegado Dr. Michel ressaltou a importância do auxílio da comunidade na solução dos crimes. Segundo ele, através de denúncias anônimas, repassadas pessoalmente ou pelo telefone 181, é possível iniciar investigações, estabelecer “mapa” dos crimes na região, melhorando a segurança pública para todos. Por isso, a orientação é de que, caso o cidadão possa e queira contribuir, se dirija até a Delegacia da Lapa (na Alameda David Carneiro) ou entre em contato pelo telefone 181.

BO ON-LINE

Visando facilitar o atendimento à população, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que os Boletins de Ocorrência podem ser feitos também pela internet. Mas, é preciso observar em quais casos é possível realizar o serviço on-line, são eles: furto, extravio ou perda (de documentos pessoais, de veículos, eletrônicos e financeiros, por exemplo); extravio, perda ou fuuto de placa de veículo, denúncias; impressão de Boletim de Ocorrência; e consulta a furto de veículos.

Para registro do crime de furto é preciso ficar atento à diferença entre furto e roubo. Para poder registrar o BO on-line, o delito deve ser de furto, que é quando não há violência ou grave ameaça à vítima. No caso de o criminoso ter ameaçado (com ou sem uso de arma) ou agredido a pessoa para a subtração, está caracterizado o crime de roubo, e não o de furto. Portanto, não é possível registrar o BO pela internet. Neste caso, é preciso se dirigir até a Delegacia de Polícia.

MAIOR CONTRATAÇÃO

O Governo do Estado chamou 75 novos delegados, juntamente com outros mais de 470 investigadores e cerca de 50 papiloscopistas aprovados em concurso público para reforçar o trabalho de investigação criminal.

Apresentaram-se para o início do curso de formação 63 alunos-delegados, dos quais 62 finalizaram a capacitação. As vagas remanescentes serão preenchidas assim que os aprovados concluírem a formação.

De 2011 a 2014, o Governo do Estado incorporou 10 mil profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica. Só para a Polícia Civil são 1.700 novos profissionais.

 

ATENDIMENTO

O delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat explica que a colocação de no mínimo um delegado para cada Comarca terá reflexo não só nas localidades que recebem os profissionais como em toda a instituição. “Em pouco tempo vamos poder perceber uma mudança significativa no atendimento e nas ações da Polícia graças a essa medida inédita”, ressalta.

Além do curso básico de formação profissional, os novos delegados também têm disponível uma grade de formação continuada na ESPC, dentre eles a pós-graduação em Gestão da Segurança Pública.

Please follow and like us: