Lapa comemora o dia da Independência com o tradicional desfile de 7 de setembro

O mau tempo tentou, mas não cancelou o tradicional desfile de 7 de setembro na Lapa. Por conta da chuva, que insistiu em cair na cidade até às 7h30, as escolas municipais foram recomendadas a não desfilar, visando o bem-estar das crianças. A medida adotada pelas autoridades municipais foi no sentido de evitar que, caso continuasse chovendo, as crianças se molhassem e viessem a ter complicações de saúde. 

Quem esteve presente no desfile ainda viu a chuva cair novamente já com o evento em andamento. “Achei falta das escolas municipais e nossas crianças lindas. Vi muita gente questionando, mas, em minha opinião, o tempo estava muito feio mesmo, temos que cuidar das nossas crianças” conta a fotógrafa Luciane Gonzaga.

O desfile militar aconteceu normalmente, empolgando o público presente. O evento deste ano ainda contou com a presença de instituições lapeanas que tiveram a oportunidade de desfilar pela primeira vez, como a Recilapa, que teve até fanfarra própria, o Grupo de Teatro da Lapa, a ONG Lapa Goll e os Trilheiros da Lapa. Também desfilaram velhos conhecidos, como a Banda Municipal João Francisco Mariano, Desbravadores, Clube de Carros Antigos e CTG’s. As escolas estaduais e particulares foram convidadas, algumas confirmaram participação, mas também por conta das condições climáticas nenhuma desfilou.

A principal mudança no desfile deste ano foi a alteração do local. O evento foi realizado na Av. Dr. Manoel Pedro, entre as ruas Joaquim Linhares de Lacerda e Desembargador Westphalen. Contando com um espaço maior e mais plano do que nos anos anteriores, a mudança acabou com antigos problemas, e foi aprovada por quem prestigiou o evento, como o Comandante da 1ª Companhia Independente de Policia Militar, Major Hélio José Hornung. “A respeito da mudança, a minha opinião é que esse ano foi melhor. O local onde o desfile foi realizado tem um fluxo menor de veículos e não atrapalha tanto o comércio. Já nos anos anteriores o desfile ficava num cruzamento que tem a maior circulação de veículos da cidade, causando transtornos para os passageiros da rodoviária e comércio local, além da questão da segurança”, diz o comandante.

“Sempre tivemos problemas nos dias de desfile. Tínhamos que mudar o trajeto dos ônibus na data. Este ano foi tranquilo, não tivemos que fazer nenhuma mudança e não tivemos nenhum problema”, conta Wilson Santos, encarregado da empresa Expresso Maringá na Lapa.

Outro grande problema enfrentado no ano passado, que motivou a mudança de local, foi a dispersão, realizada nas imediações do Supermercado Condor. No ano passado foram observados inúmeros transtornos, uma vez que o local tem grande movimentação de veículos. Com a mudança implementada neste ano a dispersão ocorreu sem nenhum incidente.

 

DESFILE DAS ESCOLAS SERÁ NO DIA 21 DE SETEMBRO

Uma nova data já está agendada para o desfile das escolas municipais da Lapa. A apresentação vai acontecer no dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore. O desfile terá início às 10h na Avenida Doutor Manoel Pedro, no mesmo local onde foi realizado o desfile de 7 de setembro. Se chover o evento será cancelado.

Please follow and like us: