Lapeanos visitam empreendimento turístico em Witmarsun.

No dia 28 de agosto produtores de leite da Lapa estiveram em Witmarsun participando de uma excursão técnica sobre o destino correto de dejetos e efluentes dos animais e humanos. O objetivo da visita foi verificar, in loco, a forma correta de dar destino aos dejetos e efluentes humanos e das atividades de um empreendimento rural voltado ao segmento do turismo.

Na ocasião foi visitada a propriedade de Hanz Kliewer, que é possui um restaurante e uma confeitaria com foco comercial, voltado ao atendimento de turistas e visitantes.

A acolhida se inicia na entrada, através de um amplo estacionamento e uma placa de boas vindas e com dizeres sobre o que o visitante encontrará no local. A referida placa está inserida num cenário composto por um arranjo floral ornamentado com uma bicicleta antiga. Logo que passa por esse cartão postal de boas vindas, o visitante se depara com um bonito parque infantil com diversos equipamentos e brinquedos à disposição das crianças. Somado a isso, há amplo espaço com arranjo de bancos embaixo de árvores frondosas que oferecem sombra acolhedora. Para completar a acolhida, os sanitários são amplos e bem equipados.

Nesse momento o visitante já está apaixonado pelo local. A partir daí, só resta adentrar ao estabelecimento comercial, o restaurante acolhedor e a confeitaria com produtos cujo visual e aroma dão água na boca, fisgando o freguês pela qualidade e higiene.

A confeitaria possui espaço externo, composto por ampla varanda com diversas mesas distribuídas de forma a tornar irresistível não degustar um café com leite e uma generosa fatia de torta alemã. Tudo isso bem ao lado da sala de produção onde, através de janelas e da porta com vidro transparente, é possível ficar observando a equipe de produção elaborando as guloseimas na área de panificação.

Para dar conta dos dejetos e efluentes gerados no empreendimento, foi construído um sistema de tratamento de esgoto por zona de raízes. Quando o sistema foi construído as previsões de uso eram modestas, pois a pretensão inicial era de o estabelecimento funcionar nos finais de semana com uma clientela pequena. Mas, o negócio prosperou, os turistas e outros fregueses foram chegando cada vez mais e em maior número.

Atualmente, o sistema de tratamento de esgoto do empreendimento está sendo modificado e ampliado para poder dar conta do grande volume de dejetos e efluentes gerados.

Finalizando a excursão técnica, o proprietário do local, Hanz, brindou e encantou os visitantes lapeanos e outros fregueses que ali estavam com agradáveis músicas tocadas no acordeom.

O médico veterinário do Instituto Emater da Lapa, Aparecido Passarelli, informa que esse evento é parte do trabalho que vem sendo conduzido pelo Instituto voltado à sustentabilidade ambiental junto aos produtores de leite da Lapa.

 

 

 

Please follow and like us: