Professor lapeano é destaque em projetos de Judô no Paraná

Judô infantil: Mais que um esporte, uma prática formativa.

 

Judô é uma arte marcial japonesa, criada em 1882 pelo professor Jigoro kano. Ao criar o Judô, tendo o Jiujutsu como ponto de partida, Kano que é conhecido como o “Pai da Educação Física” no Japão, procurou desenvolver uma arte que pudesse ser praticada por todos, inclusive as crianças.  A prática fez tanto sucesso que se espalhou pelo mundo e hoje são aproximadamente 2,2 milhões de praticantes de Judô somente no Brasil, de acordo com o Atlas do Esporte. Ainda, de acordo com a UNESCO, o Judô é o esporte mais adequado para crianças em idade escolar.

Pensando nisso, o lapeano Saimon Magalhães de Souza, Graduado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco, Especialista em Atividade Física e Saúde, Professor na Escola Otto Bracarense Costa, na Prefeitura de Curitiba e praticante da modalidade, criou um projeto intitulado “Otto Judô: Ensinando Valores, Descobrindo Vencedores”.

Nesse projeto, ele atende as crianças de 5-12 anos do contraturno da educação integral. Este projeto é até então, o único de Judô da prefeitura de Curitiba, que oferece gratuitamente o esta modalidade durante o horário de aula como conteúdo fixo em Práticas do Movimento e Iniciação Esportiva. Teve seu início em maio do ano passado, atendendo apenas o período vespertino com aproximadamente 80 crianças, e hoje já são mais de 250 crianças atendidas semanalmente no projeto durante o dia todo e inclusive à noite.

Com a criação do projeto, muita coisa mudou na escola. Começando com os conflitos entre alunos que diminuíram significativamente. Houve também a reaproximação dos pais na escola, os quais tem prazer em acompanhar e incentivar a prática esportiva, além de melhoria do desempenho escolar e do comportamento dos alunos participantes, do zelo e o cuidado pelo bem público, conta Saimon.

Além disso, através de repasses Municipais e Estaduais, a Escola onde o projeto é aplicado, não tem hesitado em investir no que for preciso para que o professor lapeano possa trabalhar com qualidade. Tanto na aquisição de novos tatames, kimonos, materiais diversos para aulas, entre outras coisas. Mais do que isso, o professor Saimon ainda conta com as 33,3% de hora atividade, as quais possibilitam um melhor preparo das aulas e também estudos.

Além das conquistas pedagógicas já citadas, hoje o “Otto Judô” já conquistou destaque em Curitiba e no Paraná. Mesmo com apenas um ano de criação, o projeto já descobriu inúmeros talentos nesse esporte. Dentre as mais de 100 medalhas de primeiro lugar já conquistadas em campeonatos, a escola possui o campeão e o vice-campeão paranaense na categoria mirim, além da vice-campeã da seletiva paranaense do brasileiro Sub-13.

De acordo com o professor lapeano, investir no Esporte é investir na formação das crianças em sua totalidade, pois além de afastá-las dos inúmeros problemas sociais do mundo, ajuda a moldar o caráter e a personalidade da criança, além de abrir portas para o futuro como atleta”. E Saimon conclui: “Espero de coração que um dia na Lapa, o professor seja mais valorizado, respeitado e incentivado a inovar, para investir em projetos que tragam benefícios a curto e longo prazo”.

Já na Lapa…

                                      Pratique esperança! Pratique esporte! Pratique Judô! Pratique saúde!

Please follow and like us: