Chegar às 4 horas da manhã no posto de saúde central e enfrentar fila em plena madrugada para tentar conseguir uma senha que dê direito a uma consulta. Essa era uma realidade bem comum nos últimos anos na Lapa. Mas hoje esse panorama mudou, e mudou para melhor.
Na manhã de segunda-feira, dia 22, a dona Jurema de Farias chegou por volta das 10h30 no posto central, cinco minutos depois ela já estava com a consulta marcada para as 13h do mesmo dia. “Cada vez que venho aqui sou bem atendida e quando eu chego já consigo marcar a consulta”, conta.
Outro usuário do posto de saúde central é o senhor Jocenir Bueno. Ele diz que usa os serviços do posto com frequência e só tem elogios a toda equipe que trabalha no local. “O atendimento aqui no posto de saúde é excelente. Já precisei de vários exames, fiz uma cirurgia encaminhada por aqui, consegui remédios cedidos pela Secretaria de Saúde. Só tenho que falar bem do posto. Hoje vim para marcar mais uma consulta e consegui fazer isso em dois minutos”, diz.
Tudo isso está sendo possível por conta da descentralização da saúde lapeana, que se deu pelo aumento no número de médicos e enfermeiros, e consequentemente de consultas, como por exemplo, nas unidades do CAIC, Cohapar e interior, além da nova unidade de saúde do Tamanqueiro. Essa descentralização, de acordo com a secretária de Saúde, Lígia Cardieri, vem oferecendo em diversas unidades do município uma maior variedade de serviços de saúde – como vacinas, pedidos de exames, entrega de medicamentos, visitas domiciliares, coleta de preventivo, além de consultas médicas e atendimento à população em locais mais próximos de suas moradias. Com isso, a demanda por consultas no posto central é muito menor, acabando com as antigas “filas da madrugada” para conseguir consultas.
A coordenadora do Posto de Saúde Central da Lapa, Joselma Zana, servidora da área de saúde da Lapa há 20 anos, relata que as medidas têm trazido bons resultados. “Muitas áreas que ficaram anos sem médicos hoje contam com esses profissionais. Com isso, estamos conseguindo atender com melhor qualidade, porque na verdade não é só atender o paciente, é preciso fazer um acompanhamento, e agora isso está acontecendo. Pelo tempo que eu tenho na área de saúde, hoje vejo uma melhora significativa.”
O posto de saúde central conta diariamente com quatro médicos, oferecendo mais de 100 consultas diárias, entre as agendadas e as espontâneas. Entre os atendimentos prestados na unidade estão as consultas médicas, eletrocardiogramas, curativos, medicações, inalações e consultas nutricionais. De todos os atendimentos realizados diariamente no local, 40% estão disponibilizados para hipertensos e diabéticos, 30% para idosos, e os 30% restantes para procura espontânea e atendimentos de urgência. As consultas na unidade acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.