E o autocontrole?

O entusiasmo é uma qualidade vital que desperta o indivíduo para a ação, ao passo que o autocontrole é a fiel balança que dirige a ação, de modo que seja sempre construtora e nunca destrutiva.

Essa é uma grande reflexão, escrita por Napoleon Hill, um dos maiores escritores que mais contribuiu no campo da psicologia aplicada ao desenvolvimento pessoal. Para vencer na vida, é necessário ser equilibrado e, para isso ocorrer, é eminente ter entusiasmo e autocontrole em iguais proporções.

Um estudo realizado por este escritor entre 160 mil detentos das penitenciárias dos Estados Unidos apresentou um fato marcante, apontando que 92% dessas pessoas simplesmente estão presas porque lhes faltou o autocontrole necessário para dirigir as suas ações para fins construtivos. É interessante ler esta informação novamente e meditar, até gravar bem a importância de se desenvolver o autocontrole. Não é preciso nem se aprofundar para tentar te provar que a maioria das infelicidades que ocorrem em lares, escolas, com pessoas que se envolvem em brigas ou com drogas, tem a sua origem na falta dessa qualidade. Note bem! Não é a toa que a própria Bíblia ensina que “maior é aquele que domina a si próprio do aquele que domina uma cidade”.

Quem desenvolve o auto domínio triunfa na vida porque não é arrastado pelo impulso, ódio, inveja, ciúme, vingança, e aprende a respeitar a opinião daquele que pensa diferente. Pense comigo! Quantas famílias se encontram em ruínas financeiras? Quantas oportunidades no mundo são perdidas por indivíduos que poderiam ganhar promoções, ter mais clientes ou ganhar a confiança de outras pessoas e, assim, se tornarem líderes e vencerem na vida? Perdem isso simplesmente pelo mau habito construído, de formar uma opinião antes de analisar os fatos. Onde está a origem desse mal? Na falta do autocontrole pessoal.

E o que constrói o autocontrole pessoal é a disciplina de aprender a viver hermeticamente fechado a pensamentos negativos, pois somos aquilo que pensamos. Claro que você não vai viver alheio ao que acontece na sociedade, mas nunca se afogue ao excessivo negativismo a que todos os dias somos expostos ao assistir a televisão ou ver outras mídias que focam em mortes, desgraças, assaltos e muito sangue ou slogans do tipo “Aniversário acaba em desgraça e morrem três!”. Quantas pessoas são fissuradas nisso e parecem se deleitar em ler esse tipo de matérias? Agora, analise qual é a atitude mental delas e imagine qual seria a tendência natural em um momento de extrema pressão?

Lembre-se: sempre é a sua vez de fazer a próxima jogada e o triunfo dessa partida será decidido, sempre, pelo seu grau de autodomínio.              

Pense nisso! Excelente semana e sucesso!

 

Professor Alessandro Henrique

leitor@professoralessandro.com

Please follow and like us: