Paraná se destaca com Aprendiz de Tropeiro

Uma experiência transformadora de ensino, fora do ambiente da sala de aula. Essa é a proposta do turismo pedagógico, nicho de mercado que mais que dobrou nos últimos cinco anos. Dados do cadastro nacional de prestadores de serviço do setor (Cadastur), do Ministério do Turismo, mostram que, atualmente, 2.129 agências de viagem operam no segmento “estudos e intercâmbio”, 125% a mais do que em 2009, quando eram 945.

Ao contrário do tradicional passeio escolar, o  turismo pedagógico vem para quebrar a ideia de que o ensino só ocorre na escola e só com o professor”, afirma David Carolla, professor de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As agências que operam neste segmento não têm do que se queixar. As oportunidades incluem excursões periódicas com uma média de 50 estudantes por vez, justamente no período da baixa temporada. Há ainda a possibilidade de formar e fidelizar novos clientes, tanto entre os alunos como entre os pais. “Quem vivencia, nunca esquece o aprendizado proporcionado pelas viagens”, diz Neyse Maria de Oliveira, coordenadora pedagógica de uma escola em Brasília (DF).

Ricardo Leite Vieira, guia de turismo com 10 anos de experiência em roteiros pedagógicos em Pernambuco, explica que a agência é responsável por toda a logística da viagem. “O agente tem que oferecer a infraestrutura que inclui, por exemplo, condições para uso do material didático durante a excursão, enfermeiros, seguros e alimentação adequada”, diz.

Para Vagner Grisostomo, consultor de viagens pedagógicas de uma agência em São Paulo, ainda não há uma cultura consolidada desse segmento do turismo, mas as coisas estão mudando. “É importante substituir a ideia do passeio para a da atividade pedagógica. É um tipo de ensino que agrega experiência, vivência e transformação aos estudantes”, avalia.

Paraná:

APRENDIZ DE TROPEIRO

No Paraná um programa que vem despontando com brilhantismo  nesse cenário  é o Aprendiz de Tropeiro, operado na histórica cidade da Lapa (Hotel Tropeiro da Lapa), que propõe aos visitantes uma imersão na história dos Tropeiros que propiciaram o surgimento de povoamentos, vilas e cidades em todo o Brasil Meridional. Márcio Assad, estudioso do tema e coordenador do programa, afirma que ficou surpreso com o sucesso do programa em outras faixas de público, além do originalmente proposto: alunos de quarto a nono ano. “Temos recebido também alunos do ensino médio, acadêmicos dos cursos de história e turismo e turismo corporativo, além de muitas famílias desses alunos”, comenta Assad. Para conhecer mais desse programa acesse: 

https://www.facebook.com/AprendizdeTropeiroLapa.

Para mais informações: turismonalapa@gmail.com ou pelo telefone (41) 9986 1011.

Please follow and like us: