Parque Linear: falta de manutenção, descaso ou erro de projeto?

A notícia pode parecer não ser atual. Mas, infelizmente, é.

Desde que o Parque Linear foi inaugurado, no final de 2012, a administração municipal só fez manutenção relativa a corte de grama e afins, além da limpeza realizada no córrego, no mês de janeiro de 2014 (não abrangendo a limpeza do lago).

Desde então, janeiro de 2014, nada além de aparar a grama e mato foi visto ser realizado na obra pública que tanto beneficiou e continua a beneficiar moradores do entorno, no que se refere a contenção de enchentes. Além disso, a área tem sido importante local de lazer para os lapeanos. Para conferir, basta ir ao local no início das manhãs e finais de tarde, assim como em todo final de semana e feriados. O local fica cheio de famílias e amigos, todos desfrutando do espaço.

Mas, quem costuma ir até o Parque está percebendo que o descaso com o lugar está atingindo limites preocupantes. Falta de iluminação em toda a extensão do local, falta de conservação de bancos e decks de madeira, falta de conservação de churrasqueiras e, por fim, falta de limpeza constante e adequada.

A redação, após ouvir várias reclamações sobre o possível descaso da administração municipal com o local, foi até lá para conferir. O que se constatou foi a veracidade da falta de manutenção e conservação do lugar, uma obra pública que, apesar de não ter sido projetada e inaugurada pela atual gestão, é de todos os lapeanos e, principalmente, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, seja qual gestão estiver à frente do Poder Executivo.

PERIGO

Andando pelo Parque, é gritante perceber a falta de segurança no local para a população. Seja pela falta de iluminação em toda a extensão, seja pela falta de manutenção do deck de madeira próximo ao lago de contenção e da ponte próxima.

Diferente do lago de contenção que, segundo a administração municipal, necessita de estudos adequados para realizar manutenção, o deck, a ponte e os bancos precisam de manutenção bastante simples para que sejam preservados.

Já a iluminação talvez tenha um custo maior para a administração. No entanto, isso não retira a responsabilidade da administração de resolver o problema.

A pergunta que fica é: qual é a dificuldade em realizar a devida manutenção no local? Quando será dada a real importância, pela administração local, à manutenção do Parque Linear?

Em matéria divulgada pela Prefeitura no início de 2014, o Poder Executivo o Parque conta com “diversos erros no projeto inicial e problemas estruturais”. 

Naquela época, a Prefeitura informou que “para resolver esses problemas (…) vêm trabalhando em um novo projeto que trará melhorias ao Parque Linear”.

E, no mesmo texto, a Prefeita Leila afirmou: “Se fosse somente preciso se preocupar com a limpeza e a manutenção seria fácil. Mas o que constatamos é que o local possui erros de projeto, por conta disso estamos fazendo estudos técnicos, que abrangem e corrigem todos esses erros”.

Nada mais correto que, agora, após 10 meses da divulgação destas informações, a população questione o resultado dos estudos técnicos citados pela Prefeita, assim como sua afirmação de que se preocupar somente com a limpeza e manutenção do parque é fácil, o difícil seria corrigir os erros de projeto constatados.

Ainda, conforme texto divulgado pela prefeitura e disponível em seu site, naquela ocasião a Prefeitura trabalhava em um projeto de paisagismo para o Parque, afirmando que “nos próximos meses” seria feito “o replantio de árvores e flores no local”

ABANDONO

Naquela época, em que a Tribuna já havia questionado a situação do Parque, a Prefeitura afirmou, através de seu diretor de Saneamento Ambiental, que “o Parque Linear nunca esteve abandonado”.

Se, naquela época o questionamento era relacionado à limpeza do córrego e do lago, hoje a questão é a manutenção e conservação do local.

Há ou não abandono ou descaso com o bem público, no caso o Parque Linear? Infelizmente, é essa a pergunta que muitos leitores trazem à redação da Tribuna, pedindo que algo seja feito, com urgência, no local, para que não se perca o que já foi investido.

Please follow and like us: