Lapa vence em duas categorias do Projeto “Ler e Pensar”

A atuação exemplar da Secretaria de Educação da Lapa foi reconhecida pela coordenação do projeto “Ler e Pensar”, desenvolvido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) em parceria com as escolas do Paraná. Nossa cidade, que participa do projeto desde 1999, pela primeira vez foi uma das três premiadas na categoria “Compromisso”. A distinção é concedida às secretarias que mais se dedicam e melhores resultados obtêm na aplicação do projeto junto às escolas no decorrer do ano. Além da Lapa, representada pela secretária Ana Regina Martins da Silva, também foram premiadas com troféu, certificado e um notebook, as cidades de Piên e Castro.

Já na categoria “Ilustrador Mirim”, o primeiro lugar foi conquistado pela aluna da Escola Municipal Martin Hammerschmidt, Flávia Duda, de 6 anos. As ilustrações são feitas por alunos do 1º e 3º ano do ensino fundamental e, em 2014, o tema foi a Consciência Ecológica. Além de troféu e certificado, a aluna da escola de Mariental também ganhou uma bicicleta, uma máquina fotográfica e 1 ano de assinatura do jornal Gazeta do Povo. A professora Joselma, que orientou o trabalho de Flávia, também foi premiada com uma assinatura do jornal.

A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Guaíra, em Curitiba. Na oportunidade também foi destacada a presença da Escola Municipal Emília Ferreira do Amaral, da Vila São José, dentre as seis finalistas na categoria “Mobilização”, que premiou as quatro primeiras colocadas.

 

Ensinar com o jornalismo

O projeto Ler e Pensar existe desde 1999 e já beneficiou milhares de estudantes e professores no Paraná. O objetivo é fazer do jornalismo uma ferramenta poderosa para trazer o mundo real para dentro da sala de aula

Criado pelo jornal Gazeta do Povo, visa incentivar a leitura e a cidadania que por meio da mídia jornal e da educação contribui com a formação de educadores, crianças e jovens. Trabalhando com a leitura e informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e compreensão daquilo que leem, e se sentem inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania. 

Atualmente, 8 escolas da Lapa participam, com 1414 alunos e 101 professores.  A cada 15 dias as escolas recebem jornais com dicas pedagógicas e outros materiais para auxiliar no trabalho de pesquisa.

 “Trabalhar a literatura nas escolas é essencial e trabalhar com notícias é ainda melhor. É emocionante ver a reação das crianças quando veem que saíram no jornal, após participarem de passeios como conhecer a Gazeta do Povo. É isso que motiva as crianças a se esforçarem”, afirma Gelcy Camargo Ribas, uma das coordenadoras do Projeto “Ler e Pensar” na Lapa.

Para a prefeita Leila Klenk os resultados obtidos com o projeto na Lapa demonstram a competência e a dedicação de todos os envolvidos e refletem a qualidade do ensino público municipal.

Please follow and like us: