Ouvidoria do Hospital São Sebastião – canal aberto à comunidade

A Ouvidoria é um instrumento de gestão capaz de integrar informações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS e ampliação da participação dos usuários, lhes garantindo a escuta, análise e retorno de suas manifestações.

O Hospital Regional da Lapa São Sebastião (HRLSS) possui o Serviço de Ouvidoria implantado desde outubro de 2013. Ele foi visto como uma importante ferramenta de gestão para a Direção do hospital, por ser um canal de comunicação mais acessível aos usuários, que dele utilizam para realizar suas manifestações.

A Ouvidora Estadual do SUS, Oliva Vasconcellos, realizou recentemente uma visita técnica ao HRLSS e teve a oportunidade de conhecer as dependências do hospital, bem como o trabalho realizado pela ouvidora Christiane Schmidt. Na ocasião, Oliva fez a entrega de um novo computador, com a intenção de fortalecer a estrutura de atendimento do serviço de Ouvidoria no HRLSS. O objetivo é garantir melhores condições para o acolhimento das manifestações dos usuários do hospital.

”A Ouvidoria Geral da Saúde tem na sua programação anual a estruturação das ouvidorias regionais, dos hospitais próprios e consórcios de saúde e, através da avaliação e monitoramento, identifica aquelas ouvidorias que estão ativas e correspondendo às expectativas dos usuários do SUS. A ouvidoria do Hospital Regional da Lapa São Sebastião tem conseguido, junto à Direção, apresentar várias reivindicações da comunidade no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados bem como das instalações. O trabalho realizado no hospital, em conjunto – ouvidoria, gestor e comunidade, é um exemplo da participação social em uma gestão democrática”, diz Oliva Vasconcellos.

Na terça-feira, 18 de novembro, Christiane Schmidt (ouvidora do HRLSS) foi convidada a apresentar uma palestra no 1º Encontro de Ouvidorias dos Campos Gerais, realizado no Hospital Universitário de Ponta Grossa,

“Foi uma grande satisfação compartilhar minha experiência quanto a implantação da Ouvidoria em nosso hospital e saber que é considerada um exemplo para os demais hospitais traz mais motivação para continuar o trabalho. Assim que recebi a indicação para ser ouvidora do hospital venho realizando capacitações e estudando, buscando prestar esse serviço aos cidadãos da Lapa e municípios circunvizinhos com mais qualidade, auxiliando na busca de seus direitos, informando sobre seus deveres e apresentando à Gestão dados e relatórios que possibilitem todas de decisões a fim melhorar ainda mais os serviços prestado”, diz Christiane Schmidt.

 

COMO UTILIZAR

Para realizar sugestões, elogios, reclamações ou solicitar informações sobre os serviços no HRLSS, o usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria pessoalmente ou através do telefone (41) 3547-8830.

 

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