BRASPOL Nacional comemora 25 anos

Lapeanos prestigiaram evento em comemoração à entidade que resgata e mantém viva a história dos descendentes de poloneses no Brail.

Na noite de 27 de janeiro, terça-feira, a BRASPOL Nacional realizou evento em comemoração ao 25 anos de sua fundação. O jantar comemorativo aconteceu no Restaurante Dom Antonio, em Santa Felicidade, Curitiba.

Vários membros do núcleo da BRASPOL da Lapa participaram, celebrando a cultura e relembrando histórias das famílias. Entre as presenças de destaque no evento, o Embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Maria Braiter; o Cônsul Geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski; vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; grupo de turistas da Polônia; a diretoria nacional da BRASPOL; bem como representantes dos núcleos de vários Estados brasileiros.

Durante o evento, além do congraçamento entre os presentes e sorteios, foi feita a partilha do Oplatek, o pão ázimo que é dividido entre as famílias polonesas durante festividades natalinas. A animação do jantar ficou a cargo do conjunto Coração Nativo.

A BRASPOL

A BRASPOL é uma instituição formada por descendentes da imigração polonesa no Brasil que teve início em 1869.

Na década de 1960 a comunidade polônica percebeu que não possuía uma representatividade coletiva no País e, por isso, tentou-se formar um fórum de sociedades onde todos teriam direitos de se manifestar com debates e análises sobre os problemas da comunidade. Mas essa iniciativa não prosperou e esse movimento acabou depois de pouco tempo.

Depois de 30 anos renasceu a vontade de procurar caminhos para conseguir formar uma organização global da comunidade para passar adiante a cultura e os valores herdados dos antepassados. O Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Pe. Benedykt Grzymkowski conseguiu realizar os primeiros estudos para a realização de reuniões para definir o tipo de entidade que seria capaz de representar a enorme Comunidade Polônica.

No final de 1988 iniciaram-se as primeiras reuniões na Sede da Congregação da Missão – Padres Vicentinos, das quais participaram Pe. Benedykt G., Rízio Wachowicz, Ruy Christovan Wachowicz e Pe. Jorge Morkis. Depois mais pessoas participaram das reuniões iniciais e o estatuto foi elaborado para agrupar sociedades, clubes, associações e outros grupos, mas, principalmente, formar os núcleos da BRASPOL onde fossem encontrados descendentes.

A tarefa era difícil, mas com a força de querer valorizar as raízes o grupo acabou encontrando receptividade, mostrando que queria unir todos como uma só família para que cada um ajudasse a celebrar e manter vivas as tradições polônicas, além de recuperar muitas histórias das famílias.

Em 25 anos de existência a BRASPOL se expandiu, chegando em 334 comunidades, em 16 Estados brasileiros. Os trabalhos realizados pelo grupo ainda continuam, para encontrar ainda mais descentes e propagar a cultura antiga das famílias.

No ano de 2014 o Brasil contemplou o nascimento da sétima geração de “polônicos”, ou seja, brasileiros com origem polonesa. Com os dados atuais estima-se que há uma população polônica de 2.000.000 de pessoas em todo País, principalmente nos Estados do Sul.

LEGENDA

Membros da diretoria da BRASPOL da Lapa participando do evento: da esquerda para direita – Cristian Valechinski, Suzana Gorniski, Adão e Lucy Grzelkovski, Sueli Hella, Maria Krupa, Pedro e Maria Aparecida Krupa.

Please follow and like us: