Comemorações ao Cerco estão chegando

Foi em 1894 que aconteceu a batalha que ficou conhecida como “Cerco da Lapa”, combate que marcou com sangue as paredes das casas hoje históricas da cidade e derrubou vários homens importantes, além de criar novos heróis e figuras memoráveis. Esse ano o evento histórico comemora 121 anos e, para celebrar o momento, grupos de teatro lapeanos, juntamente com a Prefeitura da Lapa, vão apresentar um grande e inesquecível espetáculo para emocionar o público, além de outros eventos de discussão sobre as várias faces históricas do combate.

PROGRAMAÇÃO

Confira o que vai acontecer no município, de 5 a 9 de fevereiro:

– 5 de fevereiro, às 19h30min, no Theatro SãoJoão, Retreta da Banda de Música da 5ª Divisão do Exército.

– 6 de fevereiro, às 19h, no Theatro São João, vários historiadores vão discutir sobre o Cerco da Lapa e os reflexos sobre a história da cidade e do país numa mesa redonda.

– 7 de fevereiro, às 20h, na Alameda David Carneiro, haverá o grande espetáculo “Renascer no Cerco”, baseado em relatos reais de descendentes dos sobreviventes da batalha. Além disso, haverá homenagem ao Lar e Educandário São Vicente de Paulo.

– 8 de fevereiro, à 19h, vai acontecer, também no Theatro São João, o Sarau Poético “O papel da mulher no Cerco da Lapa”, com uma roda de conversa para o tema ser introduzido.

– 9 de fevereiro, à 9h30min haverá exibição do filme “Amor em Tempos de Guerra”, no Theatro São João. Logo em seguida, às 10h30min, ocorrerá a formatura de Comemoração aos 121 anos do Cerco da Lapa, no Panteon dos Heroes.

A população é convidada para prestigiar os dias de evento e comemorar essa data tão importante para o município.

MESA REDONDA

Na mesa redonda sobre o Cerco, os convidados serão Renato Augusto Carneiro Junior, que é Doutor em História pela UFPR e Diretor do Museu Paranaense desde 2011, além de Ederson Prestes Santos Lima, que é Historiador e está Doutorando na área da Educação. Ele também é professor da IFPR, onde desenvolve projetos ligados a acervos fotográficos. O roteiro inicial é sobre o significado de República para os seguidores de Floriano, a volta da Monarquia, se o Cerco da Lapa foi realmente necessário e se o Barão do Cerro Azul foi realmente um herói.

RENASCER NO CERCO

A peça conta com mais de 100 colaboradores, música, dança, fotografia, cenários e figurinos exclusivos do evento, com uma trama ensaiada por mais de cinco meses que vai deixar o público emocionado. A apresentação vai ocorrer ao ar livre, na Alameda David Carneiro com texto de Ivanize Bueno e direção de Márcio Pessatti. Há destaque para o Grupo de Teatro Animatheia, Grupo Teatral Mistura Lapeana, Studio Razões do Corpo, Studio Isabel Pelegrini e Escola de Música Maestro João Francisco Mariano. Além desses, artistas lapeanos, Grupo de dança gaúcha Laços da Tradição, União dos tropeiros da Lapa, Restaurante O Casarão, Tom Metal, Douglas Coelho, Colégio Trajano Elke Pires e Caixa Econômica Federal colaboraram com o evento.

SARAU POÉTICO

O Sarau Poético “O papel da mulher no Cerco da Lapa” terá roda de conversa para o tema ser introduzido. O curitibano Ivan Justen Santana, poeta e tradutor, vai ser o mediador do evento. Ele já foi premiado no 3º Concurso de Poesia Helena Kolody. Haverá também participação de Marilena Wolf, de Mello Braga, Miriam Aldeman e Caio Cardoso Tardelli. Haverá também homenagem à poetisa lapeana Isaura Aubrift, pelo grupo “Meninas que escrevem em Curitiba”. Poetas convidados e do “Escritibas Na Rua” vão fazer récitas.

SERVIÇO:

121 anos do Cerco da Lapa

05/02 – Quinta-feira, 19h30min: Retreta da Banda da 5ª Divisão do Exército, no Theatro São João.

06/02 – Sexta-feira, 19h: “Diálogos sobre o Cerco da Lapa: Reflexos sobre a história da cidade e do país”, no Theatro São João.

07/02 – Sábado, 20h: Espetáculo “Renascer no Cerco”, na Alameda David Carneiro.

08/02 – Domingo, 19h: Sarau poético: “O papel da mulher no Cerco da Lapa”, no Theatro São João.

09/02 – segunda-feira, 9h30min: Filme “Amor em Tempos de Guerra”, no teatro.

10h30min: Formatura de Comemoração dos 121 anos do Cerco da Lapa.

Informações: telefone (41) 3911-1000

Please follow and like us: