Lapa recebe participantes do projeto VER-SUS

A partir de sexta-feira, 30, cerca de 30 participantes do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), irão participar de várias ações junto aos serviços municipais de saúde da Lapa.

O VER-SUS, custeado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Associação Brasileira da Rede Unida, reúne estudantes de graduação, residentes, cursos técnicos e integrantes do movimento social de diversos lugares do Paraná e do Brasil para participar de imersões na realidade do SUS no Brasil. O objetivo é propiciar experiências na convivência com uma equipe interdisciplinar, visando melhorar o Sistema Único de Saúde para um cuidado integral da população.

 

LAPA

Ao escolher a Lapa, o Coletivo InspiraSUS contou com a boa relação entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. Também foi importante a disponibilidade do Assentamento Contestado e da Escola Latino Americana de Agroecologia com a disponibilização de local para o alojamento dos participantes. A partir destas parcerias foi possível pensar um cronograma de estudos, visitas nos serviços de saúde e nas comunidades tradicionais da Lapa para que o participante do projeto possa enriquecer a formação.

Durante os dez dias de permanência, os participantes visitarão residências, unidades de saúde, discutirão assuntos pertinentes à cidade, participarão da reunião do conselho municipal de saúde, dentre outras atividades que auxiliarão no entendimento de como é feita a gestão da saúde pública na Lapa.

A acolhida aos participantes acontecerá no dia 30 de janeiro, às 19h, no Assentamento Contestado. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro haverá formação sobre saúde pública e movimentos sociais no Assentamento. O evento será aberto ao público.

 

 

Please follow and like us: