Polícia Ambiental constata corte de Araucárias

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, realizaram patrulhamento aéreo nos municípios de Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Lapa, Campo do Tenente e São João do Triunfo. O resultado da operação foi a localização de cerca de 44 pontos de passíveis ambientais (desmatamentos, fornos de carvão, mineração, pesca predatória, entre outros).

Por terra, as equipes da Polícia envolvidas realizaram os atendimentos. Inicialmente, constatou-se destruição de Floresta Secundária do Bioma da Mata Atlântica, onde foram derrubados 239 Pinheiros do Paraná e 6 Imbuias, espécies constantes na Lista Oficial da Flora Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, em uma área de 1,47 hectares e 0,17 hectares em área de preservação permanente, gerando uma apreensão de 38,91 m³ em toras de araucária.

O proprietário da área, V.S.K., responderá processo criminal previsto na Lei Federal 9.605/98, em seu artigo 38-A, com pena de um a três anos de prisão, e pelo Decreto Federal 6.514/08, podendo ser acrescentada multa de R$ 119.500,00.

Denúncias referentes a Crimes Ambientais podem ser feitas diretamente ao 4º Pelotão de Polícia Ambiental Força Verde (Lapa) ou pelo telefone (41) 3622-7691.

 

 

 

 

Ao todo, foram derrubados 239 Pinheiros e seis Imbuias.

Please follow and like us: