Capacitação visa melhoria de qualidade do leite

Representantes de laticínios, como Naturalat e Ruhban, participaram de evento promovido pela Emater, visando proporcionar melhores condições de produção leiteira para fornecimento a programa do governo estadual.

 

No dia 11 de maio, em São José dos Pinhais, o Instituto EMATER promoveu uma reunião técnica voltada à qualidade do leite que é fornecido ao Programa Leite das Crianças, do Governo do Paraná.

O evento contou com a participação de extensionistas das regiões de Curitiba, Irati, União da Vitória e Ponta Grossa. Também se fizeram presentes os responsáveis técnicos e os representantes dos laticínios Ruhban, de Pinhais, e Naturalat, da Lapa.

Os médicos veterinários José Augusto e Avelino Manoel Figueiredo Corrêa, da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), repassaram importantes informações sobre as boas práticas de ordenha e de gestão da qualidade do leite.

 

PRODUÇÃO LEITEIRA

A produção de leite de qualidade é um desafio diário na propriedade leiteira. Para manter e melhorar a qualidade, o produtor utiliza vários cuidados de manejo dos animais e, em muitas propriedades, também são utilizados os resultados dos exames laboratoriais do leite. Esses exames fornecem indicadores de desempenho para o monitoramento da qualidade do leite, através da determinação da contagem de células somáticas (CCS), contagem bacteriana total (CBT) e porcentagem de sólidos (proteína, gordura e extrato seco desengordurado).

O exame mensal do leite de cada vaca em lactação, na propriedade, permite determinar os animais que estão causando problema na qualidade do leite e, dessa forma, tomar as medidas de controle necessárias. Os exames mensais do leite das propriedades fornecedoras dos laticínios Naturalat e Ruhban são patrocinados pelo Governo do Estado do Paraná, com o objetivo de proporcionar as condições para que seja produzido leite de qualidade para o Programa Leite das Crianças.

Rebanho sadio, leite de melhor qualidade, produtor melhor remunerado, crianças bem alimentadas. Esse é o caminho trilhado para alcançar o desenvolvimento no campo, no Paraná.

 

LEITE DAS CRIANÇAS

O programa Leite das Crianças, do Governo do Paraná, fornece, de forma gratuita, um litro de leite pasteurizado integral, adicionado de ferro e vitaminas “A” e “D” por dia, para crianças de com idade entre 6 e 36 meses, pertencentes à famílias com renda per capita de até meio salário mínimo regional. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da criança que recebe o leite, garantindo a eficiência em toda a cadeia produtiva desde o campo até o beneficiário final que é a criança.

De 2013 a outubro de 2014, o Programa Leite das Crianças já investiu cerca de R$ 130,5 milhões, atendendo 125 mil crianças por dia. Atualmente, conta com 7 mil produtores fornecedores e 50 usinas credenciadas para distribuir o leite em todo o Estado do Paraná.

No final de 2014, o Governo estadual determinou a criação de um grupo de trabalho para capacitar e treinar produtores e usinas fornecedoras de leite ao programa. A duração prevista é de cinco anos, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo previsão de R$ 870 mil por mês para financiar os cursos de capacitação e treinamento.

 

Please follow and like us: