Guilherme Doin é campeão pela 2ª vez no maior evento de MMA do Brasil

Guilherme Doin, 23 anos, atleta da Lapa, que treina e luta pela Academia Nova União, do Rio de Janeiro, uma das melhores e mais conceituadas de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo, conquistou, no domingo, 17 de maio, sua segunda vitória no Shooto Brasil 54, maior evento de MMA do país.

A luta, transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo canal de televisão Combate, aconteceu no Clube A Hebraica, no Rio de Janeiro. A competição foi dura, mas Doin saiu vitorioso apesar de seu oponente, Denilson Oliveira, não ter cumprido com o peso adequado. Guilherme luta na categoria peso leve até 70kg e possui um cartel com 5 vitórias e 3 derrotas.

Atualmente, Doin reside e treina no Rio de Janeiro. Mas, sua história com as artes marciais começou na Lapa, aos 16 anos de idade, quando lutava Boxe Chinês. Após a vitória, a Tribuna conversou com Guilherme, que concedeu entrevista ao “pequeno Grande”. Confira!

Tribuna Regional: Como e quando começou sua trajetória nas artes marciais?

Guilherme Doin: Com 16 anos, apenas para praticar uma atividade física diária, comecei meus treinos no Boxe Chinês, com o Professor Joelson Brandemburg (Pará). Fui adquirindo gosto pela arte.

TR: O que o motivou a lutar MMA?

GD: Conquistei três vezes o título de Campeão Paranaense de Boxe Chinês, Bicampeão Brasileiro e Campeão Internacional da mesma arte! Após esses títulos não escolhi, fui escolhido para uma luta de MMA (Mixed Martial Arts) em São Paulo, onde já comecei com uma vitória incrível.

TR: Atualmente, você reside no Rio de Janeiro. Qual a motivação da mudança?

GD: Minha vitória me deu a certeza dos novos passos que estavam por vir! Nas certezas e nas dúvidas tive e tenho ao lado um grande aliado me dando força, motivação e esperança, Affonso Doin Junior (Junior da Cohapar). A motivação (da mudança) primeiramente vem da minha vontade de chegar onde quero, após todas as pessoas que torcem e apostam no meu trabalho. Hoje moro e treino na cidade do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de treinar na melhor Equipe do Mundo, NOVA UNIÃO, ao lado de grandes campeões como José Aldo Jr. (campeão mundial do Peso Pena do UFC, considerado na atualidade o melhor lutador brasileiro) e Renan Barão (ex-campeão mundial do UFC no Peso Galo).

TR: Como foi sua preparação para o Shooto Brasil?

GD: Essa foi minha segunda luta no Shooto Brasil, junto também a segunda vitória! Foram nove semanas de preparação intensa para esse combate, realizado no último domingo, e manter o foco e determinação o tempo todo foi essencial. Tive o desprazer de meu oponente não cumprir com o combinado de peso da nossa categoria, peso leve até 70,750kg, tendo ultrapassado 5 kg. Decidi aceitar a luta, e tive a vitória!

TR: Apoio e patrocínio, na prática esportiva, são importantes. Quem esteve ao seu lado, para que você tivesse maior oportunidade de treinamento e competição?

GD: Falar de patrocínios é muito difícil para nosso esporte! Pessoas dispostas a ajudar estão somente quando você está no topo. Por isso, agradeço imensamente aos que estão junto comigo nessa luta: Rilex Calçados; Emerson Simão; Vitanutry Suplementos; Amanda Todeschini – Fisioterapia; UFC – Pizzaria e Crep; e ao meu pai, que sempre esteve ao meu lado, apoiando em tudo.

Tenho ao meu lado o grande treinador Dedé Pederneiras, que já foi eleito o “Melhor técnico do Ano” pela famosa revista PVT Magazine (Portal Vale Tudo – 2011), tido como um dos melhores treinadores de Jiu Jitsu e MMA do mundo. Ele é quem decide minha trajetória, lutas, eventos e oponentes. 

TR: Uma mensagem sua, como atleta de sucesso, para os que estão iniciando nas artes marciais?

GD: A sorte está ao lado da competência de cada um! Por isso, aos que querem chegar lá, primeiramente sonhem com muita determinação, foco, disciplina e sabedoria! E NUNCA desistam.

Curta a página do lutador lapeano na rede social Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Guilherme-Doin/273701022737004

Please follow and like us: