Tribuna Regional participa de Congresso Nacional de Jornais do Interior

O jornalismo continua forte, mas um novo momento no contexto mundial exige que os jornais transcendam as plataformas tradicionais de comunicação. Por isso, as mudanças, crises e desafios foram o foco da fala do professor e médico Eugenio Mussak, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, durante o 43º Congresso da Associação dos Jornais do Interior (Adjori) de Santa Catarina e V Encontro Nacional de Jornais Locais (Adjori Brasil).

O evento aconteceu de 19 a 21 de junho no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC), e reuniu cerca de 600 pessoas, entre proprietários de jornais e revistas, jornalistas, publicitários, diagramadores e funcionários e contatos comerciais dos periódicos. Entre os presentes, associados de Adjoris do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, entre outros Estados. O jornal A Tribuna Regional se fez presente no evento, através de seus representantes Suzana Gorniski, Aramis José Gorniski, Emanuelle Gorniski e Thiago Cardoso.

Autoridades políticas e do meio privado também compareceram na abertura do evento, assim como nas palestras e painéis.

O congresso teve como apoiadores a CNC, o Governo do Estado (Secom e Santur), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Aurora Alimentos e a Gran Mestri (Cedrense). A Gráfica Riosul, o Costão do Santinho Resort, a Arte Máxima Troféus, a Suita Sistemas e a Leboss Delicatessen foram parceiros deste evento.

É PELO JORNAL DO INTERIOR QUE A GENTE SE VÊ

“Quando eu morava em Araçatuba, lia os jornais de lá. E, ainda hoje, continuo acompanhando as notícias da minha cidade, pela Internet, porque é lá que a gente, que é do Interior, se vê”, disse o Ministro da Previdência, Carlos Gabas, natural do interior de São Paulo, no Congresso da Adjori, sobre a visão que o Poder Público Federal tem do Interior do país. Ele foi um dos palestrantes da abertura do evento.

“São os Jornais do Interior que conversam com os moradores das cidades, porque nem todo mundo tem acesso aos grandes jornais”, argumentou o ministro aos proprietários e colaboradores de jornais de todo o Brasil que acompanharam a solenidade de abertura.

Em pleno processo de reformulação do atual modelo de aposentadoria no Brasil, o ministro fez questão de aceitar o convite de palestrar no Congresso da Adjori. Ele explicou que quer estreitar os laços com os Jornais do Interior e que vai levar esta mensagem ao Governo Federal. “Se nó queremos nos comunicar com as comunidades, precisamos fazer isso através dos Jornais do Interior, porque são aqueles que interagem com a comunidade de uma maneira efetiva”, justificou Gabas.

“Eu acredito que a vida acontece não na União ou nos estados. A vida acontece nos municípios. As políticas públicas precisam ser efetivadas nas cidades. É onde as pessoas vivem, é onde elas querem se ver. Precisamos trabalhar numa desconcentração das notícias e os Jornais do Interior têm um potencial enorme pra isso”, reforçou o ministro.

Please follow and like us: