Projeto Comunitário da PUCPR é trazido para a Lapa

Os alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), quando fazem a matrícula, assumem o compromisso de formar-se na área escolhida e também aprender mais um pouco sobre ser humano e ajudar ao próximo. Para reforçar essa ideia, a Universidade acomoda – na grade de todos os cursos – o Projeto Comunitário, momento em que os alunos devem interagir com a sociedade e participar de mobilizações que ajudam os que mais precisam e levam a inclusão social em comunidades carentes. Essa “disciplina” é obrigatória para todos os alunos da instituição.

Dentro desta proposta, três alunas do curso de Letras decidiram trazer o projeto para a Lapa: Luma Dittrich (8º período), Ana Cristina Baggio (6º período) e Cassiele Kohler (6º período). Elas fizeram visitas regulares ao Lar de Idosos São Vicente de Paulo (Vicentinos) como parte do projeto, que resultou num livro chamado “Do fundo do baú: livro de memórias”.

Luma explicou à Tribuna Regional um pouco sobre o trabalho realizado. Confira:

Tribuna Regional: De onde surgiu a ideia de trazer o projeto para a Lapa?

Luma: Já que nós estudamos Letras no Campus Curitiba, os projetos comunitários são desenvolvidos basicamente lá. A ideia de trazer esse projeto pra Lapa surgiu primeiramente por nós morarmos aqui e percebermos a necessidade e, acima de tudo, a vontade de colaborar com as carências da nossa cidade natal. Além disso, o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, o famoso Vicentinos, é um local que faz parte da história e da cultura da cidade e isso ampliou o desejo de aplicar o projeto aqui.

TR: Como foi a convivência com os idosos?

Luma: Foi surpreendente. No começo foi até emocionante, pois mesmo com todas as dificuldades, eles se mostraram animados por participar do projeto e, mais que isso, carentes de atenção, de ouvido e de carinho.

TR: Aconteceu algo – ou algo foi dito por eles – que chamou sua atenção e das outras participantes?

Luma: Houve um momento que se mostrou especial. Foi quando uma idosa, Dona Ditinha, quando perguntada sobre as pessoas das quais ela mais gostava, nos citou. Nós estávamos lá há dois dias e já representávamos tanto para ela! Foi gratificante.

 

TR: Qual o produto final desse projeto?

Luma: O produto final do projeto foi um livro com as histórias mais interessantes ouvidas nessa semana. Cada história é acompanhada por uma ficha com o perfil de cada idoso para que o leitor saiba quem são os personagens por trás das histórias.

TR: Como será feita a divulgação desse projeto?

Luma: A socialização do produto final já aconteceu. Assim que terminamos a edição e fizemos a impressão, no sábado, 11 de julho, mostramos o livro para quem participou da produção, para os demais idosos e para os funcionários do Lar.

TR: Considera essa mobilização importante para os idosos?

Luma: Para a gente esse encontro já representou um imenso aprendizado e para os idosos foi um momento de reconhecimento de suas histórias. Eles se sentiram protagonistas, tiveram seus nomes colocados em um livro. Pareceu um momento de grande honra!

 

Gostou do projeto? Saiba que você também pode levar alegria aos idosos moradores do Lar de Idosos São Vicente de Paulo (Vicentinos). E receber deles também muitas alegrias! Conheça o local, visite! A instituição fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 440, Centro. O telefone de contato é 41.3622.3362.

Please follow and like us: