Quebrando o Silêncio aborda questões sobre violência

No sábado, 1º de agosto, aconteceu na Lapa o projeto “Quebrando o Silêncio”, um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

O projeto tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, mobilizar autoridades, educadores e educandos, pais e filhos a fim de sensibilizá-los acerca da problemática apresentada, quebrando assim o ciclo de violência.

A programação teve início com uma passeata saindo em frente à Secretaria Municipal de Educação, seguindo pela Rua Barão do Rio Branco, pela Praça General Carneiro e terminando na Alameda Davi Carneiro. Os participantes levaram faixas, bexigas e distribuíram panfletos e rosas brancas às pessoas que encontravam pelo caminho. A passeata também contou com a presença da fanfarra do Clube de Desbravadores Excelência da Criação, Clube de Aventureiros e algumas autoridades da cidade.

Após a passeata, os participantes seguiram até o auditório da Secretaria de Educação, onde foi apresentada a proposta do projeto. Ali houve distribuição de revistas falando sobre a violência e a transmissão do filme “O Silêncio de Lara” (do diretor Rudy Barros), que conta o drama de uma adolescente de 14 anos que sofre abuso sexual desde a infância e resolve revelar o segredo que a angustiava.

Os materiais do projeto também já foram entregues às Secretarias de Educação e de Ação Social da Lapa, para que professores e responsáveis trabalharem com crianças e adolescentes abordando assuntos sobre violência, abuso sexual, entre outros.

 

Please follow and like us: