Confirmado: registrada presença de Onça parda na Lapa

Em março, moradores haviam avistado, ao longe, em fazenda do município, animal parecido com um leão, que estaria se alimentando de gados da região. Para polícia ambiental poderia ser uma onça-parda. Agora, pesquisadores da Mata do Uru confirmaram a presença do felino na Reserva Mata do Uru.

Era março de 2015 e a notícia corria nas redes sociais de lapeanos: um suposto leão teria sido avistado em meio à plantação na zona rural de Vira Machado, divisa da Lapa com Porto Amazonas. O registro fotográfico foi feito de longe, por um dos funcionários da propriedade. Com esta informação e outras levantas através de relatos de pessoas como Carlos Oliva, Rafael Gritten e Adão Masur, a Tribuna Regional entrou em contato na época com a Polícia Ambiental. Segundo a Polícia da Lapa, a probabilidade era de se tratar, na verdade, de uma onça-parda, a suçuarana, “parente próximo” do leão e facilmente confundida com uma leoa, por causa de algumas semelhanças, por serem de mesma família.

Agora, após 5 meses, a suspeita pode tomar ares de certeza: era mesmo uma onça parda! O que levaria a essa conclusão? O fato de que pesquisadores registraram, em vídeo, a presença de uma onça parda na Reserva Mata do Uru, na Lapa. Mas, além desse felino, que está na lista de espécie ameaçada de extinção do Paraná, na categoria vulnerável, cerca de 600 vídeos de vários animais, principalmente mamíferos de médio e grande porte, também foram registrados na Reserva Mata do Uru apenas durante o primeiro semestre deste ano.

As pesquisas, desenvolvidas com o apoio do Instituto Positivo, são realizadas desde 2013 e monitoram animais que vivem no local por meio de verificação de imagens capturadas em “armadilhas fotográficas” instaladas em toda área da reserva.

O QUE HÁ NA MATA

Puma ou onça-parda, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica, gato-mourisco, família de veado-catingueiro, tatu-de-rabo-mole-grande, tatu-galinha, tatu-mulita, cutia, irara, paca, bugio-ruivo, gambá e lebre são alguns dos animais que habitam o local e que foram registrados durante a pesquisa. Aves e pequenos roedores também fazem parte da fauna da Mata do Uru.

Segundo a bióloga Dayane May, pesquisadora e professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Positivo, quatro espécies estão na lista de ameaçadas de extinção do Paraná, três na categoria vulnerável: bugio-ruivo, jaguatirica e onça-parda. Já a paca encontra-se na categoria de perigo. Além disso, quatro animais aparecem na lista nacional de espécies ameaçadas na categoria vulnerável: onça-parda, jaguatirica, gato-do-mato-pequeno e bugio-ruivo.

A pesquisadora explica que, das quatro espécies de felinos registradas na Reserva Mata do Uru – onça-parda, jaguatirica, gato-mourisco e gato-do-mato-pequeno -, três são consideradas vulneráveis para o Paraná. “Isso indica o potencial da área em abrigar e permitir a manutenção das populações de indivíduos que demandam áreas de vida amplas e em bom estado de conservação”, revela Dayane.

Também foram observados felinos noturnos circulando durante o período diurno e animais de hábito solitário circulando em grupo. “Estas situações são menos comuns de encontrar, no que se pode concluir que a Reserva propicia condições para estes acontecimentos”, finaliza.

A MATA DO URU

Com cerca de 128 hectares na região da Lapa, a Mata do Uru é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que, ao lado dos quase 300 hectares do Parque Estadual do Monge, forma uma relevante área preservada de Floresta Araucária. Pioneiro no Programa Desmatamento Evitado, o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, apoia a conservação da área por meio de parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e os proprietários do terreno.

VISITAÇÕES

É possível realizar visitas na Mata do Uru. Há um Programa de Educação Ambiental voltado para alunos de Ensino Fundamental e Médio, realizado pelo Instituto Positivo em parceria com a SPVS, com objetivo de desenvolver práticas de educação ambiental e sensibilização para a conservação do meio ambiente.

O programa é realizado por meio de visitas guiadas por profissionais capacitados que fazem a condução pelas trilhas, realizando dinâmicas e outras atividades. As visitas são gratuitas e o deslocamento de responsabilidade do visitante. O agendamento é realizado pelo site www.matadouru.com.br no menu Reserva Mata do Uru/Visitas.

Please follow and like us: