Cavalgada da Esperança passa pela Lapa  

Bing e Arildo Kaseker com os cavalos Durango e McGaiver, na Estância Esteio da Tradição.
Bing e Arildo Kaseker com os cavalos Durango e McGaiver, na Estância Esteio da Tradição.
Bing e Arildo Kaseker com os cavalos Durango e McGaiver, na Estância Esteio da Tradição.
Kleber na chegada à Lapa, na noite de quarta-feira.
Kleber na chegada à Lapa, na noite de quarta-feira.

Refazendo trajeto do Caminho das Tropas em prol das APAE´s, empresário Kleber Ferreira da Costa já percorreu 700km em 34 dias de viagem.

 

Percorrer 1.450 quilômetros em uma cavalgada beneficente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é o desafio do palmeirense Kleber Ferreira da Costa, o Bing, empresário do ramo artístico, em uma aventura com dois meses de duração. A Cavalgada da Esperança começou em Viamão (RS), atravessou a fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelo alto da serra, entrou no Paraná na cidade de Rio Negro, passando pela Lapa. Kleber chegou ao município no fim da tarde quarta-feira, 9 de dezembro, e foi recepcionado pelo Seu Hilário Rodrigues, que é Presidente da União dos Tropeiros da Lapa. Na cidade, o empresário também foi amparado por Arildo Kaseker, da Estância Esteio da Tradição e pelo Hotel Tropeiro da Lapa. O pouso ficou por conta de Seu Hilário e do Hotel Tropeiro, e a estadia dos animais (dois cavalos da raça manga larga) a cargo da Estância.

Após um mês de chuvas e apenas quatro dias de sol, Bing conta que um dos trechos que passou, por conta de erro de trajeto, e que considerou o mais temeroso, foram os 35km de Vacarias a Lages. Ali, teve que cavalgar por trilhos de trem, passando por pontes de mais de 20 metros de altura e por túneis escuros. Uma vez ali, não tinha como fazer o retorno. Se o trem viesse, não teria para onde correr. Ele relata que teve muita sorte, pois conta a história que este trecho representava maior risco para a tropeada, tendo morrido, ali, várias pessoas e animais.

Todo o percurso está sendo registrado, em fotos e vídeo, por Bing. Ao final, o material será utilizado para a produção de um documentário para a Globo e para o Netflix.

 

SOLIDARIEDADE

O projeto da cavalgada beneficente foi concebido por Bing como forma de atrair a atenção das pessoas para atos de solidariedade e como meio de arrecadação de recursos financeiros para a APAE de Palmeira, entidade com a qual já mantém parcerias.

Em conversa com a Tribuna, na tarde de quinta-feira, Kleber explicou que durante o percurso aproveita para divulgar também o trabalho das demais Associações de Pais e entidades beneficentes, para que as pessoas contribuam também com elas. Assim, na fanpage no Facebook Bing Horse Show, o empresário divulga por onde está passando e os contatos para doações para as APAE´s e demais entidades beneficentes. Desta maneira as pessoas podem contribuir e também empresas podem colaborar ou com as instituições ou com o projeto da Cavalgada. O Sicredi, por exemplo, é um dos apoiadores do projeto.

E, outro detalhe importante: Kleber disse que decidiu refazer o Caminho das Tropas para demonstrar que ainda há esperança. Isso porque, segundo ele, os tropeiros não escolheram o percurso por ser o mais fácil, mas por ser onde encontravam maior apoio, acolhimento e solidariedade.

Refazendo o caminho, Kleber conta que esse espírito hospitaleiro ainda pode ser sentido. Em todos os municípios por onde passou foi muito bem recebido, sempre de braços e portas abertas. Mesmo nos locais em que chegava à noite, como que um forasteiro, acabava sendo bem recebido. “Ainda há esperança em tudo”, relata. Na Lapa, contou que sentiu muito forte a tradição tropeira e a receptividade da população.

Durante a viagem, além do apoio para pernoite, o empresário também vem recebendo auxílio para a própria alimentação e também dos cavalos. Somente nos trechos mais longos é que se alimenta com charque, salame, queijo e água.

Sobre a saúde dos animais, Bing conta que, quando é necessário atendimento veterinário ou apoio para troca de ferraduras, por exemplo, sobram pessoas se oferecendo para colaborar.

Os animais utilizados, Durango e McGaiver, da raça Mangalarga, foram doados especialmente para a cavalgada. Ao final serão leiloados e o valor arrecadado será revertido para a APAE de Palmeira. A doação de Durango foi feita pelo Haras VJC (João Vinícius Curi), de Tijucas do Sul, e McGaiver pelo Haras Monte Fort (Dr. Ênio), de Rio do Sul. Os animais passaram por treinamento de um mês antes da saída para a Cavalgada. Atualmente, estão bastante apegados ao empresário e, por conta do apoio recebido por onde passou, muito bem tratados.

Para viabilizar o projeto, Bing recebeu apoio de diversas empresas e pessoas físicas, não só de Palmeira, mas de muitos lugares do Brasil. Não só os cavalos foram doados, mas também chapéus, roupas, botas, selas e muitos artigos que estão sendo utilizados durante o trajeto.

 

SEGUINDO VIAGEM

Após a parada na Lapa, a Cavalgada da Esperança segue, na sexta-feira, 11 de dezembro, para Contenda e Araucária, com chegada à Curitiba no final de semana, no Largo da Ordem.

Depois, Kleber seguirá para Palmeira e outras cidades até chegar ao estado de São Paulo, terminando em Sorocaba. É a reedição do trajeto do histórico Caminho das Tropas.

A Cavalgada da Esperança começou no dia 6 de novembro, em Viamão. Por onde passar, Bing vai divulgar a conta bancária para depósito de doações para a APAE. Nos primeiros 20 quilômetros da marcha, até Porto Alegre, ele teve a companhia dos Cavaleiros da Paz, um grupo que já realizou cavalgadas em diversos países, como Canadá, Mongólia e Estados Unidos, sempre levando a Bandeira Branca da Paz, o símbolo do objetivo do grupo.

Depois de 34 dias de cavalgada, o empresário já passou por cidades como Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Vacaria, no Rio Grande do Sul, bem como por Lages, Correia Pinto, Ponte Alta e São Cristovão, em Santa Catarina. Quando entrou no Paraná, passou por Rio Negro, Campo do Tenente e Lapa, seguindo para Contenda, Araucária, Curitiba, Porto Amazonas e Palmeira, onde, no dia 19 de dezembro, um evento receberá a Cavalgada da Esperança.

Neste evento, cavaleiros e mulas da União dos Tropeiros da Lapa estarão presentes. Na parte da tarde haverá Festival de Food Truck e show com João Lopes.

 

BING

Kleber Ferreira da Costa, o Bing, é natural de Palmeira, cidade de onde saiu ainda novo. Por 20 anos trabalhou como dublê do Beto Carrero, substituindo o artista no Parque até o ano de 2014. Atualmente mora nas proximidades do local.

Desde 1992 se dedica a projetos beneficentes e, além da Cavalgada da Esperança, Bing já promoveu e promove outras ações em favor da APAE de Palmeira, entre as quais a rifa da fivela de cinto da dupla sertaneja Fiduma e Jeca, que se apresentou este ano na Expo Palmeira, e também destinação de R$ 1,00 de cada sanduíche Bing Burguer Angus comercializado pela Pizzaria e Hamburgueria Don Giovanni.

 

CAMINHO DAS TROPAS

O empreendimento social de Bing também tem em destaque a face cultural, pois o trajeto do Caminho das Tropas, escolhido por ele, evidencia a história de muitas atuais cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo que surgiram como povoados e freguesias nos séculos 18 e 19, quando tropeiros conduziam animais entre Viamão e São Paulo para serem vendidos nas feiras, entre elas a maior e mais importante, a de Sorocaba.

Cidades como Rio Negro, Lapa e Palmeira eram pontos de parada das tropas que seguiam pelo histórico caminho e, por isso, a Cavalgada da Esperança passará por elas, relembrando a história épica dos tropeiros que ajudaram a desenvolver e unificar a região Sul com as demais regiões do Brasil.

 

CAVALGADA DA ESPERANÇA

Quer saber mais sobre o projeto e acompanhar a Cavalgada?

Procure no Google “Projeto Cavalgada da Esperança”, ou no Facebook “Kleber Ferreira Ferreira” e “Big Horse Show”.

Na fanpage “Bing Horse Show” você pode encontrar os dados das instituições beneficentes que Bing auxilia. Você pode ajudar com qualquer valor e também divulgar a instituição de sua região que precisa de auxílio.

 

Please follow and like us: