Polícia prende suspeito de pedofilia na Lapa

No domingo, 13 de dezembro, um crime foi evitado na Lapa graças à astúcia dos pais de um adolescente, de 14 anos de idade. O garoto havia iniciado uma conversa com um homem de 50 anos, morador de Curitibanos (SC), através de sua página na rede social Facebook. O bate papo posteriormente passou a acontecer através do aplicativo de celular Whatsapp. Ao descobrirem o alto grau de intimidade na conversa, de imediato os pais procuraram a Delegacia de Policia Civil da Lapa, que orientou os genitores a tentarem agendar um encontro do adolescente com o homem. Seguindo as orientações, foi marcado o encontro no Parque Linear Pedro Mendes. Assim, o cidadão se deslocou de sua cidade, em uma motocicleta Kawasaki, e, ao chegar ao parque, recebeu voz de prisão pela prática do crime de favorecimento a prostituição, previsto no artigo 218-B do Código Penal. Em continuidade à ação, o homem foi encaminhado para o sistema prisional em Curitiba, onde encontra-se a disposição da justiça.

 

ORIENTAÇÕES

Não é possível afirmar, diante das informações repassadas, se o cidadão que foi preso pela Polícia na Lapa é mesmo pedófilo ou se, no encontro, iria favorecer a prostituição do menor. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pedofilia é um transtorno da preferência sexual, que atinge pessoas adultas (homens e mulheres) com preferência sexual por crianças – meninas ou meninos – do mesmo sexo ou de sexo diferente, geralmente pré-púberes (que ainda não atingiram a puberdade) ou no início da puberdade.

A pedofilia em si não é crime, no entanto, o código penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos.

A maioria dos pedófilos são homens, e o que facilita a atuação deles é a dificuldade em reconhecê-los, pois aparentam ser pessoas comuns, com as quais se convive socialmente sem notar nada de anormal em suas atitudes. Em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social que não levanta qualquer suspeita. Eles agem de forma sedutora para conquistar a confiança e amizade das crianças.

Pedófilos costumam usar a Internet pela facilidade que ela oferece para encontrarem suas vítimas. Nas salas de bate-papo ou redes sociais eles adotam um perfil falso e usam a linguagem que mais atrai as crianças e adolescentes. Por isso é muito importante não divulgar dados pessoais na Internet, como sobrenome, endereço, telefone, escola onde estuda, lugares que frequenta, e fotos, que podem acabar nas mãos de pessoas mal intencionadas.

A ação dos pais nos cuidados também é importante. Devem ficar atentos às atitudes dos filhos e à forma como estão utilizando a internet e os aplicativos no celular. Em caso de suspeitas, como no caso ocorrido na Lapa, devem procurar orientações imediatamente.

 

PM de Contenda prende traficante e esposa

*Comunicação – 1ª CIPM

A equipe da Polícia Militar de Contenda, após receber denúncias anônimas através do telefone 181 (Narcodenúcia), logrou êxito em uma abordagem a um indivíduo de alcunha “Nick”. Ele, após visualizar a viatura da PM, tentou dispensar um revólver calibre 38, empreendendo fuga, porém sem êxito. O meliante foi capturado pela equipe. O armamento possuía uma munição ainda não deflagrada e numeração suprimida.

Em torno de seu local de fuga, após averiguações e diligências, foram encontradas 94 munições de calibre 22, 43 gramas de substâncias análoga a maconha e R$ 319 em espécie. Complementando as buscas, a equipe da PM desconfiou de outros objetos encontrados, de salão de beleza, pois não havia nenhum comércio relacionado com os produtos e, dias antes, houve um furto qualificado na cidade dos produtos. Contatada a vítima, esta reconheceu os objetos como sendo seus. Após o ocorrido, “Nick” e sua esposa tentaram subornar a equipe da PM com dinheiro, oferecendo um carro e um terreno em Araucária. Porém, novamente a equipe da PM deu voz de prisão a eles. Diante dos fatos, o meliante e sua convivente foram encaminhados para as devidas providências na Delegacia de Polícia Civil da Lapa.

 

 

 

 

 

Please follow and like us: