Ensina a criança no Caminho em que deve andar…

…e mesmo quando for idoso não se desviará dele!

Esta citação bíblica que está em Provérbios 22, versículo 6 ensina que os pais são os responsáveis pela educação da criança e, mais ainda, devem ser o exemplo para as crianças seguirem. Pois bem…

Na semana que se passou veio a público a denúncia de estupro coletivo de uma jovem de 16 anos e seguiu-se uma enxurrada de comentários condenando o estupro, bem como condenando a vítima, como sendo ela a responsável pelo próprio ato.

As cenas de sensualidade estão por toda parte, o que não é desculpa para dizer que a mulher está se oferecendo, assim como as cenas de violência doméstica também estão espalhadas em diversos lares, o que não quer dizer que é certo ser violento com a sua esposa. Aí que vem o problema…

Ensina a criança no caminho que deve andar, mas como? Se as famílias brasileiras estão cada vez mais desestruturadas, sem respeito às pessoas do próprio sangue, não há como mostrar respeito a outras pessoas em situações que se apresentem.

Quando uma mulher sofre violência doméstica, diz ao filho que – “está tudo bem” e não denuncia o agressor, ela está criando um homem que vai pensar que ‘está tudo bem’ uma esposa apanhar do marido. Quando uma adolescente tem uma gravidez precoce e deixa a criança aos cuidados de avós, tios, para sair novamente às baladas roupas que pouco ou nada escondem do corpo, está ensinando ao filho ou filha pequena que isso é uma atitude normal. Quando um pai lança uma cantada obscena às mulheres, seu filho pensa que isso é normal. Quando comenta que aquela jovem com pouca roupa está pedindo para ser estuprada, o seu filho acha que isso é normal.

Estes exemplos não são desculpas para o uso da violência em qualquer nível, mas são as bases que a juventude está adquirindo através do comportamento de seus pais. Muito poucos irão às vias de fato, mas o fato é que a falta de respeito ao próximo e a si próprio não é um dos valores com que os filhos podem contar, pois seguem o exemplo dos seus progenitores.

Uma família em que o esposo trata bem a esposa, com carinho, compreensão e respeito, onde a mulher valoriza e retribui o amor recebido, onde mostram no dia-a-dia como é que as pessoas devem ser tratadas e é o melhor modelo para reduzir, e drasticamente, a falta de respeito pelo semelhante, seja ele homem, seja ele mulher.  Sem ensinar o caminho que a criança deve andar, ela vai andar pelo caminho que se apresentar mais lógico e natural, o caminho que mais fácil lhe parecer e com mais possibilidade de errar e desrespeitar outras pessoas.

Please follow and like us: