Lapa mantém tradição de tapetes no Corpus Christi

 

DSC_0434

Em 2016 a Missa Solene voltou a ser celebrada às 10h, no Santuário, com procissão às 11h.

 

As tradicionalmente belas ruas do centro histórico lapeano ficaram ainda mais bonitas na quinta-feira, dia 26 de maio. Tudo isso por conta da tradição dos tapetes de serragem, preparados especialmente para a procissão de Corpus Christi.

A data é sinônimo de descanso para grande parte da população, mas não para os moradores da Lapa. Como acontece há anos, os lapeanos vão às ruas preparar o grande tapete colorido feito de serragem, por onde, mais tarde, passa a procissão. Neste ano a tradição se repetiu mais uma vez, com a confecção de 39 diferentes imagens.

A missa solene de Corpus Christi foi celebrada no Santuário Diocesano de São Benedito, às 10h da manhã, no Santuário de São Benedito. Em seguida, nas ruas enfeitadas pelos artistas voluntários, aconteceu a procissão para a passagem do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Celmo Suchek, às 11h.

Imagens religiosas remeteram a temas como misericórdia, paz, fé, esperança e amor. Além da serragem, outros objetos, a exemplo de tampinhas de garrafa, artesanato, roupas, alimentos e flores, além de materiais recicláveis foram utilizados para compor os tapetes.

 

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica, que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 11 de agosto de 1264. Nesse dia são realizadas a missa, a procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. E a tradição da confecção dos tapetes surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema da Eucaristia.

Para quem é católico é um dia importante no calendário. Além da principal função, que é a manutenção da fé, da tradição, o tapete tem um significado ainda maior, que é a participação da comunidade.

Também é grande o número de turistas que vem na Lapa durante o feriado de Corpus Christi. O município recebe entre 500 e mil turistas durante o feriado.

Please follow and like us: