Encontro definiu estratégias para a criação de caprinos em grupo

O vasto conhecimento dos participantes oportunizou um grande debate a respeito dos desafios de toda cadeia produtiva.

Criadores e representantes de vários setores reuniram-se na Colônia São Carlos para traçar um plano de ações integradas de incentivos a criação de cabrito da raça Boer.

Na manhã de sábado, 19 de novembro, a propriedade do lapeano Tiber Gemin, localizada na Colônia São Carlos, foi o ponto de encontro para a realização de uma reunião que contou com a presença de personalidades de diversos setores da economia rural local. O objetivo foi definir ações integradas de apoio e incentivo a expansão da caprino cultura na Lapa.

Joacir Gonsalves destacou a importância da organização do grupo e disponibilizou a estrutura municipal para apoio na elaboração de projetos.
Joacir Gonsalves destacou a importância da organização do grupo e disponibilizou a estrutura municipal para apoio na elaboração de projetos.

Durante o encontro, foi dada ênfase à importância fundamental de buscar parceiros para a criação em grupo, beneficiando a logística de compra de matrizes, insumos, favorecendo a busca por assistência técnica e na venda de animais por lotes.
O vasto conhecimento dos participantes oportunizou um grande debate a respeito dos desafios de toda cadeia produtiva. Desde o sistema de criação, nutrição, pastagem, estrutura de instalações, reprodução, manejo, genética e abate que atenda a todas as normativas sanitárias.

RAÇA BOER
Alguns pecuaristas presentes destacaram a importância da escolha pela raça Boer, visando maior produtividade de corte e por melhor adaptação na região. Neste cenário, dentre as qualidades e atrativos da raça, merecem destaque:
– Carne com baixo percentual de gordura (menos de 3%), colesterol, gordura saturada e calorias. Também é muito macia, saborosa e muito suculenta quando comparada às outras raças de caprinos;
– A cabra Boer atinge a puberdade precocemente, geralmente com cerca de seis meses de idade, tem baixa manutenção, sendo que a fêmea possui leite suficiente para alimentar sua cria dispensando o fornecimento de concentrado. Além disto, o desmame é feito precocemente;
– De fácil adaptação ao meio, principalmente em áreas áridas e encostas, permitindo o consórcio com a criação de bovinos e ovinos;
– Devido à sua fertilidade, é possível obter até três partos a cada dois anos, sendo dois a três cabritos por parto. A gestação tem em média de 148 a 149 dias;
– Ganho de peso de aproximadamente de 350 g/dia;
– Aos 90 dias os cabritos já possuem peso para o abate, o que torna a castração dos machos desnecessária.

SICREDI
O SICREDI (Sistema de Crédito Cooperativo)foi representado no encontro através de seu gerente Alex Hoffmann e de mais dois funcionários que disponibilizaram aos criadores uma carteira de credito rural especifica para o setor.

FÉNELON MOREIRA
Representando a Câmara Municipal da Lapa, o Vereador Fenelon Moreira manifestou aos participantes seu total e irrestrito apoio junto ao Poder Legislativo na legalização do grupo para que, de forma organizada juridicamente, possam captar recursos de programas federais e estaduais de interesse dos futuros associados.

JOACIR E BASTOS
O vice prefeito eleito da Lapa,Joacir Gonsalves, que assume a Prefeitura partir de janeiro de 2017, esteve no evento acompanhado do futuro Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo Júlio Bastos. Na ocasião, destacaram a importância da organização do grupo e disponibilizaram a estrutura municipal para apoio e ajuda na elaboração de projetos e no acesso ao financiamento.

CEZAR PASQUALIN
O Médico Veterinário do Instituto EMATER e também Presidente do SINDIVET (Sindicato dos Veterinários do Paraná) lembrou da essencial adaptação do segmento com a realidade local. A escolha pela raça Boerse dá principalmente pelo melhor valor comercial na venda da carne, que é muito apreciada e tem boa aceitação entre gourmets de restaurantes conceituados das grandes cidades.

No encerramento do encontro foi servido aos participantes um almoço promovido pelo anfitrião TiberGemin. Alificou previamente firmado novos encontros para aprofundamento da criação de uma associação de criadores em data mais apropriada, visto que muitos possíveis criadores justificaram a ausência devido ao fato de no momento estarem envolvidos com o plantio da soja.

Please follow and like us: