Frente parlamentar promove audiência pública sobre pedágio na Lapa

Câmara da Lapa ficou lotada com os lapeanos participantes - Muito interesse no assunto por parte da população.

Contando com a presença de quase uma centena de pessoas, a Câmara Municipal da Lapa foi o palco para a Audiência Pública que discutiu o pedágio no Estado.

Na noite da segunda feira, dia 21 de novembro, aconteceu a audiência pública promovida pela Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná.

O evento contou com a presença de seis deputados estaduais: Ademir Bier, Anibelli Neto, Chico Brasileiro, Evandro Araújo, Palozi e Tercílio Turini, que trouxeram especialistas para uma apresentação de dados importantes que foram debatidos na audiência.

Um grande número de lapeanos participaram da audiência bem como vereadores atuais, vereadores eleitos, a prefeita municipal da Lapa, Leila Klenk, o prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa – ACIAL, empresário Evandro Baggio.

Entre diversas dúvidas e questionamentos, houve um consenso dentre os participantes: há de que se rever o modelo de concessão e todos foram unânimes no posicionamento contrário a renovação dos contratos.

FRENTE PARLAMENTAR
A Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná conta com 31 deputados de diversos partidos e tem por objetivo discutir com a população e a sociedade civil organizada, além do setor produtivo buscando a implantação de um novo modelo de concessão que prevê a participação de pequenas empreiteiras constituídas em consórcio.

PEDÁGIO NA LAPA
A assinatura do contrato celebrado entre o Governo do Estado e a Caminhos do Paraná de concessão da BR 476 (Rodovia do Xisto) entre Lapa e Araucária aconteceu no dia 14 de novembro de 1997, tendo validade de 24 anos, até 2021. Pouco tempo depois, em 09 de junho de 2002 iniciou a cobrança da tarifa, à época no valor de R$ 3,80 para veículos leves. Hoje, 19 anos após a assinatura do contrato a tarifa para veículos leves é de R$ 11,00, representando um aumento real de 289%. Neste período, entre 2002 até 2016, a inflação segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 99,93%.

ACIAL
O Presidente da ACIAL, Evandro Baggio, um dos co-promotores do encontro afirma que “não somos contra a existência do pedágio, visto que o Estado não tem condições de manter as vias em boas condições, porém, discutimos e questionamos o cronograma de obras apresentado e não executado. Em relação a tarifa, o que preocupa muito é o valor abusivo que vem onerando as atividades desenvolvidas no município e em alguns casos até inviabilizando algumas delas”, conclui o Presidente da Acial.

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