Lapa terá Festival de Cultura e Gastronomia

Evento acontecerá de sexta a domingo, na Praça General Carneiro, numa iniciativa da Associação Gastronômica e projeto Vem pra Lapa.

Neste fim de semana, de sexta-feira, 9, a domingo, 11 de dezembro, a Lapa irá realizar um evento em que a gastronomia será o pano de fundo para resgatar a cultura lapeana, consolidar a Lapa como destino turístico gastronômico e contribuir para a capacitação dos funcionários dos restaurantes da cidade. O evento tem curadoria da jornalista Jussara Voss, que intermediou os contatos e orientou as escolhas dos profissionais, os menus assinados pelas duplas a fim de garantir a autenticidade de ingredientes e preparos. Ela defende a ideia do Turismo de Experiência e participa de uma cerimônia que irá declarar patrimônio imaterial da cidade dois pratos típicos: a Quirera e o Feijão Tropeiro.

“Vou fazer um panorama sobre as mudanças na gastronomia nos últimos anos, abordar a importância da realização de festivais como esse para promoção do turismo e falar sobre a relevância do tombamento da Quirera e do Feijão Tropeiro”, conta. A jornalista também faz uma análise sobre a proposta de cada dupla formada pelos Chefs Ivan Lopes, Lênin Palhano e Gabriela Carvalho que irão cozinhar a quatro mãos com os Chefs Adhemar Dietrich (Restaurante Casarão), Sissa Azambuja (Espaço Único) e Reinhard Pfeiffer (Restaurante Expedito), respectivamente.
Os três menus serão oferecidos ao preço único de R$ 42. Vinícius Lacerda, presidente da Associação Gastronômica Sabores da Lapa, conta que um dos grandes objetivos do evento é a valorização do produtor rural. “Fizemos um mapeamento da produção orgânica da cidade para que esta fosse a base dos pratos produzidos no restaurante durante o Festival”, reforça.

No sábado à tarde, na Praça General Carneiro, a Chef Rosane Radecki vai preparar seu Pão no Bafo, receita tombada como Patrimônio Histórico Imaterial de Palmeira, e contar sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol da popularização do prato. Rosane também ministrará o workshop Gastronomia, Cultura e Sustentabilidade, em frente ao Theatro São João, às 14h30.

Segundo Jussara Voss, a Lapa também tem sua versão do Pão no Bafo, é o Klösse, um dos destaques do menu de Ivan. “A diferença desse preparo, que será servido como Entrada, é que a massa de pão é cozida e depois frita na banha de porco e recheada com ragu”, detalha.

Um dos melhores Chef Pâtissier do Brasil, Fabiano Marcolini, também atuou nos bastidores do primeiro Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa.

De acordo com a curadora Jussara Voss, Marcolini foi procurado para contribuir com a capacitação dos atores da gastronomia local. “O Chef abriu a cozinha de sua confeitaria para receber representantes de duas panificadoras da cidade histórica, Zeni e Fachini. Ele cedeu duas receitas para serem repetidas nos estabelecimentos e feiras gastronômicas da cidade, uma cuca e um tipo de chineque preparado com frutas orgânicas.

A primeira edição do Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa, assinado pela Associação Gastronômica Sabores da Lapa, terá ainda como atração tendas de produtos orgânicos e degustação de cervejas artesanais. No sábado a programação do evento começa às 9h e encerra às 20h, na praça. No domingo o evento tem início às 11h e termina com música às 20h. Entre as atrações musicais, no sábado, o público poderá prestigiar as apresentações da banda Blues in Lapa (15h30), In the Rosemary Dreams (16h30) e Milk´n Blues (18h). No domingo, além de uma apresentação da Congada, marcada para às 15h20, em frente ao Theatro São João, o público da praça segue com a apresentação da banda Gringo´s Washboard Band (16h), Killer Jack (18h) e Dj (20h).

O Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa é apresentado por Caminhos do Paraná, com o patrocínio de Lapinha Spa e Pianostur Turismo, e apoio da Prefeitura da Lapa, A Tribuna Regional, Rádio Legendária, Trajeto Lapa, Wizard e Abrasel.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – 9 de dezembro
A abertura do Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa acontecerá com um saboroso jantar, servido no Restaurante O Casarão, pelos chefs Ivan Lopes e Adhemar Dietrich, às 20h de sexta-feira. Os produtores prestigiados no jantar são: Orgânicos da Lapinha; e Dolara Produtos Destilados – Álvaro Pacheco.
Sábado – 10 de dezembro
No sábado, dia 10 de dezembro, o Festival segue na Praça General Carneiro, com excelente programação cultural. Às 9h acontece a abertura da feira de produtos orgânicos. Ao meio dia, a abertura das tendas gastronômicas. Às 14h30 haverá o workshop “Gastronomia, cultura e sustentabilidade”, no Theatro São João.
Depois disso, música de bom gosto na Praça General Carneiro: às 15h30 – Blues in Lapa; às 16h30 – In the Rosemary Band; e às 18h – Milk and Blues.
Só para dar um gostinho, a banda Milk’n Blues irá trazer uma mistura de Blues, Rock, Pop, Soul e Funk. De Beatles a Rolling Stones, de Joss Stone a Stevie Wonder, a Milk’n Blues dá uma cara nova aos clássicos e um Blues a mais a tudo que toca, sempre de um jeito diferente e divertido. Uma apresentação imperdível.
Depois, a programação será finalizada com jantar no Restaurante Espaço Único, pelos chefs Lênin Palhano e Sissa Murbach Azambuja, às 20h. Os produtores prestigiados no jantar são: Capril Santo Antônio – Aloísio Otávio Kuss Marins; Agro Alves; Leonardo Valdera; Rosa Fierst; e Vilson Sossela.
Domingo – 11 de dezembro
No domingo, também na Praça General Carneiro, a programação inicia às 11h com uma roda de chimarrão. Depois, às 12h, almoço no Restaurante Expedito, sob o comando dos chefs Gabriela Carvalho e Reinhard Pfeiffer. Os produtores prestigiados no almoço serão: Lapinha; Chácara do Eraldo; Fazenda Roseira, Dona Zuleika; Edewaldo; Monastier; Lechinski; Cabanha Monastier; e Cerveja Artesanal Expedito.
Em seguida, às 15h, haverá apresentação de dança, seguida de apresentação da Congada da Lapa, às 15h20. A Congada é uma das mais lindas e importantes manifestações culturais do país. O grupo fará uma breve apresentação de 30 minutos, mas com certeza será o suficiente para encantar a todos.
Às 16h será a vez de Gringos Waschboard Band se apresentar ao público, com o swing do jazz de New Orleans. A banda leva para o palco figurino e instrumentos que recriam o clima de época, assim como a washboard (esfregadeira de roupa) usada antes do início do século e apresentada ao público na execução de washboard Sam.
Depois, às 18h, a banda Killer Jack sobe ao palco. E, às 20h, Dj da praça General Carneiro.

SERVIÇO
O que: Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa
Quando: 9, 10 e 11 de dezembro
Onde: Praça General Carneiro
15391119_1233626656705239_937552130253496149_n 15350572_1235080509893187_1967238363486164258_n 15355554_1232431960158042_1883650666722768594_n 15380318_1235759969825241_5337203206465128649_nwww.festivaldalapa.com.br

Please follow and like us: