Itamar Galeto – do tatame para as pistas

Itamar Galeto com seu carro e seu troféu

Atleta participou do 23º Festival Força Livre, o maior evento de arrancada da América Latina.

O jovem lapeano Itamar Galeto é bastante conhecido no mundo das artes marciais. Com um currículo invejável no Jiu-Jitsu e no Muay Thai Galeto possui diversos títulos nas mais diversas competições Brasil a fora. Mas, além das artes marciais, Itamar possui outra paixão: o automobilismo.
Entre os dias 8 e 11 de dezembro aconteceu no Autódromo Internacional de Pinhais o 23º Festival de Força Livre, o maior evento de arrancada da América Latina. A competição foi organizada pela Motorsport (promotora de eventos de arrancada em Curitiba) e contou com um grande público, que contagiou o evento com muita alegria e alto astral. Foram quatro dias de competição de alto nível. Para os amantes do automobilismo foi pura diversão e adrenalina. Além dos espectadores se encantarem com o ronco dos motores, com as batalhas emocionantes nas pistas e com o desfile de vários modelos de carros, na competição também estavam reunidos os melhores pilotos do Brasil, que se dividiram nas diversas categorias de arrancadas.

AS PROVAS
As provas de arrancada são competições esportivas em forma de corridas, realizadas com veículos automotores. Automóveis ou motocicletas, originais ou especialmente preparados, completam um trajeto em linha reta e nivelado no menor espaço de tempo, partindo da imobilidade.
Esse tipo de competição é muito popular nos Estados Unidos e no Brasil já há um bom tempo vem tomando um grande número de adeptos. Nas provas de arrancada a distância mais comum a se correr é de um quarto de milha (402 metros ou 1319 pés) e também na distância menor de um oitavo de milhas (201 metros).

No Brasil, é muito comum o uso de veículos regulares compostos de motores aspirados ou equipados por turbo compressor, além de veículos dos anos 70 equipados com motores de grande deslocamento.

Itamar Galeto participou da competição na categoria desafio 201 metros 9.0 segundos. E a cada etapa da competição o jovem piloto foi se classificando. Com muita atitude e dinamismo ele conquistou uma importante colocação na categoria, se sagrando vice-campeão no desafio de 201 metros.
Com isso, além das conquistas no tatame, Itramar traz mais um importante título para sua carreira em uma modalidade esportiva diferente da que está habituado, mas que abrilhanta ainda mais seu currículo esportivo.
Na competição, Itamar usou seu carro particular, um gol modelo GT, ano 86, com um pouco mais de 350 cavalos de potência. Este veículo é considerado um carro muito raro, por ser visto como o pai dos esportivos da época.

Itamar conta que foi sua segunda participação em um evento de arrancada. Na sua primeira participação, por problemas mecânicos, não conseguiu ir bem. Mas, dessa vez passou seis meses preparando o carro para o evento, o que deu muito certo. “Para mim, foi um sonho realizado. Além das lutas, sou apaixonado pelo automobilismo. Meu carro é de rua e competi com carros próprios de competição. Prefiro pagar inscrição e correr na pista do que ficar nas vias públicas cometendo infração”, diz Itamar, que agradece o apoio da MKS Dinamômetro, Aron Golinski, Diprima Cabeçotes, a galera da Lapa que foi prestigiar o evento e a todos os amigos e familiares.

Please follow and like us: