Natal todo dia

A época mais gostosa do ano está chegando e vemos a solidariedade, a amizade e o companheirismo se espalhar por todos os cantos. As pessoas se reúnem, se ajudam, se cumprimentam, se presenteiam. Em um coral de natal ouvi as crianças cantarem a música “Natal todo dia”, de composição de Maurício Gaetani, que, em seu refrão, diz o seguinte:

“Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia”

Essa letra me deixou a pensar e acho que, sim, nós podemos fazer com que seja Natal todo dia!

É só a gente seguir os mandamentos que o Cristo crescido nos deixou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Simplesmente isso.

Não existe conceito mais solidário que esse. Não existe amor maior que esse. Preocupar-se com o próximo como você se preocupa com você mesmo, pensar nos sonhos e anseios do próximo como você pensa nos seus. Suprir as necessidades mais básicas do próximo como você supre as suas.
Isso não significa que você vá fazer tudo somente pelo outro e esquecerá de você. Seguir o mandamento de Cristo significa que você vai olhar o mundo pelos olhos de quem precisa mais, vai respeitar os que tem menos que você. Vai tentar, dentro das suas possibilidades, colaborar para que todos à sua volta estejam felizes, vai encarar as diferenças com menos arbitrariedade e vai tentar viver a sua vida como um verdadeiro filho de Deus.
Fácil, não?

Não é nada fácil. Amar ao próximo como a si mesmo significa deixar o egoísmo de lado e olhar para fora. Olhar para o outro. Olhar para o mundo. E saber que tudo isso faz parte de você também.
Feliz Natal… todo dia!

Please follow and like us: