I Copa Sul de Orientação atrai atletas para Lapa

Participantes desfrutaram da beleza natural e da hospitalidade que só o município oferece.

Cerca de 300 atletas, oriundos de 10 estados movimentaram a Lapa nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. Eles participaram da 1ª Copa Sul de Orientação, realizada no município pelo Clube de Orientação Gralha Azul (COGA), com o apoio do 15º GAC AP e da Prefeitura Municipal da Lapa.
A competição faz parte do calendário Oficial da Confederação Paranaense de Orientação e os atletas participantes puderam somar pontos para o ranking nacional da modalidade.

Até os pequenos participaram do evento.
Até os pequenos participaram do evento.
O parque Linear ficou lotado (Foto Sgt Lewiski 15ºGAC-AP).
O parque Linear ficou lotado (Foto Sgt Lewiski 15ºGAC-AP).
A prova noturna obrigou os atletas a usarem lanternas para ler o mapa durante a corrida.
A prova noturna obrigou os atletas a usarem lanternas para ler o mapa durante a corrida.

Segundo o Diretor Geral da Competição na Lapa, Fabio da Cruz Weis, o evento foi um sucesso. “Conseguimos organizar um evento em uma área tecnicamente interessante e muito bonita. Os percursos foram desafiantes e agradáveis. Além disto, os atletas desfrutaram da paisagem e da história da Lapa”, comentou.

O ESPORTE
Orientação é um esporte no qual o percurso está marcado em um mapa. Com auxílio somente do mapa e da bússola, o atleta deve planejar sua rota e encontrar os pontos de controle no menor tempo possível. Pode ser praticado em ambientes urbanos ou na natureza, em campos e matas.

A COMPETIÇÃO NA LAPA
Após o percurso treino na sexta-feira, os atletas foram desafiados com um sábado repleto de atividades. Foram três provas em um único dia, começando pelo Percurso Médio pela manhã, na região do Parque do Monge. Na tarde, o percurso MicroSprint atraiu a atenção de quem passava pelo Parque Linear, com um percurso muito curto e rápido, mas tecnicamente desafiante. Já no escuro da noite, foi a vez do percurso noturno, realizado no centro histórico, obrigando os atletas a usarem lanternas para ler o mapa durante a corrida.
No domingo, o percurso longo foi realizado em região rural, obrigando os atletas a enfrentarem florestas, regiões com muitas pedras e desnível. O belo visual das matas da Lapa, e a incrível vista das regiões mais altas encantaram os atletas, que além de competirem, também aproveitam o contato com a natureza e a prática do turismo.

ECONOMIA
A grande quantidade de atletas movimentou a rede hoteleira e os restaurantes da cidade, garantido um considerável retorno para a economia do município. Uma grande parcela dos atletas ficou alojado no Parque de Exposições, em barracas, como é costume neste tipo de competição. Apenas dois atletas inscritos residem na cidade. A grande maioria era de outros estados.

O QUE DISSERAM
Os participantes externaram sua satisfação com o evento na Lapa, na rede social Facebook. Confira o que disseram:
“Gostaria de desejar um parabéns a toda equipe da organização pelo brilhante evento realizado neste fim de semana! Organização impecável em todos os quesitos, mapas excelentes e desafiadores! Um evento a servir de exemplo!” – Leandro Nascimento – atleta.

“Como já disse pessoalmente aos dirigentes da Copa Sul, foi uma enorme satisfação participar da I Copa Sul de Orientação. A equipe do COGA atingiu um nível que supera as expectativas dos atletas e isso é muito salutar. Parabéns a todos que estiveram envolvidos neste grande evento, que realmente marcou o nosso regional, sorriso de satisfação em cada pista concluída foi muito fácil de encontrar entre os atletas. Show de prova. Sucesso nos eventos futuros”. – Plínio Nascimento – Presidente da Federação Paranaense.

Please follow and like us: