Rádio Legendária: de AM 960 para FM 95,9

Equipe da Rádio Legendária está trabalhando nas mudanças necessárias para que o ouvinte possa sintonizar, em breve, em FM.

Emissora tem 6 meses para migrar. Mas, mudança acontecerá, provavelmente, em 60 dias. Ouvintes e comunidade serão comunicados da data em que passarão a modular o rádio em frequência nova.

Na manhã de segunda-feira, 5 de junho, uma cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, marcou a tão esperada migração das emissoras de rádio AM para FM. Mais de 40 emissoras de rádio AM paranaenses têm um prazo de seis meses para passar a operar no FM.

Gerente Adir e Padre Aurélio Falarz com o documento que autoriza a mudança de AM para FM.

Participaram da solenidade o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Governador do Paraná, Beto Richa, o presidente da AERP, Alexandre Barros, o presidente do SERT/PR, Caique Agustini, o membro do Conselho de Administração da ABERT, Daniel Pimentel Slaviero, além dos radiodifusores e empresários do meio.

Neste evento foi assinada a Concessão autorizando a Rádio Legendária, da Fundação São Benedito da Lapa, a migrar para o FM. O Termo aditivo ao Contrato de Concessão celebrado entre a União e a Fundação São Benedito, objetivando a adaptação, dá outorga para execução do Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada no canal 240, Classe A3, frequência 95,9 MHz.

O Gerente Administrativo da Rádio Legendária, Adir Santos, participou da cerimônia juntamente com o Padre Aurélio Falarz, Diretor Presidente da Fundação, que assinou a contrato de outorga. Padre Aurélio Falarz disse estar feliz em fazer parte deste processo de mudanças, pois é importante ver que a Rádio Legendária está expandindo.

A previsão é de que em torno de 60 dias sejam concluídos os trabalhos para que a Rádio Legendária passe a operar em FM. Segundo o Gerente Adir Santos, a data ainda não foi agendada, mas os ouvintes e toda a comunidade serão avisados com antecedência sobre o dia em que a mudança será feita. Está sendo estudado realizar um evento para celebrar a migração oficial. Outra situação importante a divulgar: o desligamento da frequência AM não acontecerá imediatamente após a migração para o FM. O 960 ainda continuará operando, mas nos moldes de FM, até que tudo esteja completamente adaptado. Isso porque as mudanças serão grandes na emissora e, também, para dar tempo ao ouvinte para que se adeque – inclusive aqueles que não possuem rádio que sintonize o FM!

MUDANÇAS

Engana-se quem pensa que as mudanças na rádio serão somente em relação à qualidade do som, muito mais limpo quando se sintoniza em FM. A dinâmica da programação será diferente – no AM há mais diálogo com o ouvinte. As vinhetas terão padrão diferenciado. Além disso, o horário da programação será estendido, chegando até o período noturno.

O alcance da rádio chegará a 100km, tendo um alcance bem maior do que o atual. Isso propiciará atingir um público maior do que o de hoje. A mudança para o FM também abrirá a possibilidade de agradar outros ouvintes, de idades variadas.

A jornalista Marina Varchaki conta que a mudança para FM vai gerar muito crescimento para a rádio. “A mudança vai proporcionar maior participação dos ouvintes, com mais programação, maior padronização. Vai melhorar muito”, afirma. Já o locutor Washington Luís conta que será preciso ter muito cuidado na mudança, por conta do estilo dos ouvintes. “Há ouvintes que acompanham a AM a vida toda. Então as mudanças terão que levar em consideração o que o ouvinte está acostumado a receber em sua casa”, relata, adiantando que há planos de colocar no ar uma programação noturna diferenciada do que existe na Rádio Legendária, com programação jovem, programação romântica e também com clássicos de pop e rock nacional.

Sobre as mudanças, a locutora Eliane Silva acredita que as conversas com o ouvinte não podem parar, mas devem ocorrer com o dinamismo que o FM pede. “Temos que procurar o equilíbrio, para continuar a entrar na casa do ouvinte, tomar o mate juntos”, explica.

E a secretária da Rádio, Gisele Dalabona, que está há 11 anos na emissora, tem boas expectativas com a mudança. “Teremos a oportunidade de atingir um público maior, com maior qualidade no alcance, conquistando público novo”, conta.

DIA DE ALEGRIA 

A Rádio Legendária pertence à Fundação São Benedito da Lapa. Em sua entrada, foi colocada uma imagem do Santo Padroeiro. Todo dia 5 de cada mês, a equipe se reúne na recepção da emissora para um momento de oração a São Benedito. Dia 5 porque é este o dia do Santo, em novembro. E, com muita alegria, no dia 5 de junho a emissora recebeu a boa nova das mudanças futuras.

Um presente para a emissora, um presente para os ouvintes. Um presente para a cidade da Lapa, em seus 248 anos de história.

Please follow and like us: