Nil Taxista dá entrevista ao Jornal Cidade Legendária

Luís Eulálio Rodrigues relatou algumas mudanças percebidas em tantos anos prestando serviço ao público.

Motorista de táxi mais antigo do município falou sobre a profissão, por conta da comemoração do Dia do Motorista, em 25 de julho.

No último  dia 25 de julho comemorou-se o Dia do Motorista, em homenagem aos profissionais que trabalham todos os dias nas estradas, no trânsito, nas cidades e estradas rurais, independente do veículo que conduzem.

A data é comemorada no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”.

Por conta da comemoração, nesta semana o programa Jornal Cidade Legendária, da AM 960, conversou com alguns motoristas. Um dos entrevistados foi Luís Eulálio Rodrigues, mais conhecido como Nil Taxista. Ele é o motorista de táxi mais antigo da cidade da Lapa. No mês de setembro deste ano, completará 50 anos de profissão, sendo que muito antes já exercia a função de motorista de caminhão.

Ele se diz realizado. Nil expressou sua satisfação em trabalhar com as pessoas, em servir a comunidade. “Acho muito importante, porque trabalho com o povo, servindo a comunidade. A hora que precisam a gente está à disposição e é bastante importante, tanto para mim quanto para a população também. Atualmente sou o taxista mais antigo do município, comecei em setembro de 1967”.

Por estar há tanto tempo na profissão, no mesmo município, possui muitas histórias para contar. Um exemplo são as mudanças no trânsito da cidade no decorrer dos anos. “Comecei com um carro bem antigo, a população era bem menor, não existia os problemas que tem hoje, como drogas. O trânsito era tranquilo, agora é bastante movimento, aumentou população também, aumentou os veículos na cidade, inclusive os taxistas. Há quarenta anos tinha entre três a dez carros, agora tem 35 carros trabalhando”, relata.

O mais antigo taxista expressa sua satisfação e diz que quer continuar trabalhando até quando Deus permitir. “Quero continuar até o dia que estiver com saúde. Podendo trabalhar vou continuar,  buscando sempre fazer o melhor para a população”, diz.

HOMENAGEM

O Jornal Cidade Legendária presta homenagem a todos os motoristas, pedindo sempre as bênçãos de Deus pela intercessão de São Cristóvão padroeiro.

“A estrada para o sucesso, não é uma reta.

Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão. Uma lombada chamada amigos, faróis de advertência chamados família, e pneus furados chamados empregos.

Mas, se você tiver um estepe chamado determinação, um motor chamado perseverança, um seguro chamado fé, e um motorista chamado Jesus, você chegará a um lugar chamado sucesso!”

 DIA DO MOTORISTA

O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo. Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.

Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”. Então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializou o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

Please follow and like us: