Prefeitura da Lapa amplia os recursos para a merenda escolar

Gina conta que o incremento no investimento possibilitou melhora na qualidade e na quantidade de produtos adquiridos, ampliando a oferta de carnes e frutas no cardápio.

Em virtude do Dia da Nutricionista, Prefeitura divulga orçamento histórico para merenda das crianças.

Com o objetivo de melhorar a alimentação dos alunos da rede pública municipal, a Prefeitura da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Merenda Escolar, ampliou em 50% o investimento em aquisição de alimentos para a merenda escolar. No total estão previstos, até o final de 2017, aplicação de R$ 1,5 milhão.

Segundo a nutricionista Gina Guzzoni Hammerschmidt, diariamente são servidas 8.700 refeições aos 4.504 alunos da rede. “Nos CMEIs são quatro refeições/dia, nas Escolas do Programa Mais Educação três refeições/dia e no Ensino Fundamental 1 refeição diária”, destacou.

Gina conta que o incremento no investimento possibilitou melhora significativa na qualidade e na quantidade de produtos adquiridos, ampliando a oferta de carnes e frutas no cardápio. “A partir da próxima semana incrementaremos laticínios, como iogurte, também na merenda”, relata.

Os recursos para custeio são repasses do Governo Federal (FNDE) de caráter suplementar no montante de 30%, que são revertidos parcialmente para a aquisição de produtos da Agricultura Familiar. O restante são recursos próprios do município.

NUTRICIONISTA

Basicamente o trabalho da nutricionista na alimentação escolar consiste em:

– Planejamento dos cardápios semanais;

– Compra dos alimentos por meio de processos licitatórios;

– Avaliação técnica dos fornecedores;

– Solicitação de gêneros alimentícios realizado semanalmente para as escolas;

– Supervisionar a distribuição dos gêneros alimentícios;

– Elaborar cronograma de entrega;

– Controlar os estoques;

– Orientar e supervisionar as atividades de higienização dos locais de armazenamento de alimentos e do ambiente de preparo e consumo dos alimentos;

– Planejar e aplicar testes de aceitabilidade;

– Elaborar Manual de Boas Práticas de alimentos;

– Capacitação das cozinheiras;

– E visitas técnicas das escolas semanalmente.

Please follow and like us: