Os diferentes métodos de depilação

A depilação a laser deve ser realizado sempre sob supervisão médica, pois os aparelhos utilizam níveis altos de energia, passíveis de provocar queimaduras irreversíveis.

Antes de escolher de que forma eliminar os pelos indesejáveis, é interessante conhecer como funciona cada opção existente. E, é claro, conversar com o seu dermatologista, para manter a pele sempre bonita e saudável.

A depilação consiste na extração intencional de pelos de certas regiões do corpo, de forma definitiva ou temporária, praticada principalmente pelas mulheres, por motivos estéticos e até mesmo de higiene e limpeza. As regiões corporais mais comumente visadas são as sobrancelhas, axilas, pernas e regiões genitais (pelos pubianos). Mas, a depilação é também, cada vez mais, uma coisa masculina. Fazer a barba é uma forma especial de se depilar, mas também os homens se preocupam cada vez mais com pelos no peito, abdome, costas, pernas, orelha, nariz e virilha.

O motivo para se depilar é basicamente estético. Mas, quais são os tipos de depilação? Existem as temporárias e as definitivas. A depilação feminina e masculina obedecem praticamente os mesmos princípios e o método escolhido para se depilar depende muito da região a ser depilada e da preferência de cada pessoa.

As depilações podem ser:

A cera: tanto a cera quente quanto a fria são métodos temporários de remoção dos pelos com duração de 20 a 30 dias. Com o crescimento dos pelos há uma irritação local podendo surgir também a foliculite. O principal problema desse tipo de depilação é o aparecimento de pelos encravados.

A lâmina: é um método de corte, considerado bom para mulheres que têm pelos finos e claros. É indolor, porém seu tempo de crescimento é de dois a três dias. Os pelos podem aparentar estar mais grossos, mas isso ocorre porque as pontas estão cortadas, como ocorre quando se corta uma corda. Também pode causar foliculite.

A fio/ linha: é semelhante à lâmina. Também é indolor e tem o mesmo tempo de crescimento dos pelos.

Depiladores elétricos: podem ser de corte, indicado para pelos finos e claros ou de tração, que é mais doloroso, mas tem a vantagem de demorar em média um mês para o crescimento dos pelos, assim como ceras.

A Laser, que é o método mais moderno. Possui um custo mais elevado que os outros tipos mais comuns, porém é mais duradouro e pode até ser permanente. Garante a eliminação de pelo menos 75% a 80% dos pelos, e, conforme o tipo de pelo e a área depilada, podem ser eliminados permanentemente. Para dar o resultado esperado e evitar complicações graves, deve ser realizado sempre sob supervisão médica, pois os aparelhos utilizam níveis altos de energia, passíveis de provocar queimaduras irreversíveis ou cegueira, caso os raios atinjam os olhos acidentalmente. Outro problema comum é a falta de resultado e até o agravamento do problema, principalmente na região da face, em caso de uso de equipamentos inadequados para o tipo de pele e de pelos do paciente. Por isso, antes de se submeter ao procedimento, é preciso passar pela avaliação do dermatologista devidamente qualificado para tal.

CUIDADOS

A dermatologista Eveline Roesler Battaglin (Clínica Medimagem), orienta aos pacientes que tenham alguns cuidados com a pele. “É preciso manter a pele hidratada antes da depilação, esfoliar uma vez por semana para desencravar os pelos, evitar sol por alguns dias, evitar manipular os pelos encravados, e evitar roupas sintéticas e apertadas”, explica.

Para saber mais detalhes sobre os métodos de depilação e cuidados com a pele, consulte o dermatologista de sua confiança.

 *Dra. Eveline Roesler Battaglin – Clinica Medimagem – telefone 41.3622.3186.

Please follow and like us: