Municípios estudam reativar passeio de Trem entre Lapa e Araucária

Os passeios serão na histórica Locomotiva 11, que está sendo recuperada pelas Associações de Preservação Ferroviária do Paraná e de Santa Catarina.

Ainda sem previsão de início, passeio em locomotiva histórica partiria de Araucária e terminaria na Lapa.

Entrar em uma antiga locomotiva e fazer o trajeto de Araucária até a Lapa pode ser uma realidade em breve. Um termo de cooperação técnica de trabalho firmado no dia 6 de outubro oficializa o interesse da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária e do Centro de Memória Ferroviária da Lapa em viabilizar a implantação do turismo férreo entre os municípios.

Ainda não há previsão para o início dos passeios. “Existe interesse turístico, apoio dos municípios e janelas de trem, que é quando há espaço de tempo entre a passagem de um trem de carga e outro. Então é uma proposta com grande viabilidade”, afirma Márcio Assad, Diretor de Turismo da Lapa.

Segundo ele, os interessados em fazer o passeio poderiam se locomover de Curitiba até Araucária por micro-ônibus e, então, embarcar no trem até a Lapa. A viagem duraria cerca de uma hora e meia, partindo da estação da Chapada, em Araucária, passando pela estação General Lúcio (que está desativada) e chegando à Lapa.

A iniciativa para a implantação do turismo férreo partiu da Prefeitura da Lapa, por meio da pessoa de Assad, e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A proposta ganhou força após a realização da I Semana Paranaense de Memória Ferroviária e a homologação da carta que propõe a criação de um conselho para preservar a memória ferroviária do Paraná.

O superintendente do IPHAN do Paraná, José Luiz Desordi Lautert, acredita que a reativação do trem de passeio ajudaria a preservar a memória ferroviária. “O uso é condição fundamental para a preservação. Sem uso, as estações, por exemplo, acabam sendo deterioradas”, afirma.

Os passeios serão na histórica Locomotiva 11, que está sendo recuperada pelas Associações de Preservação Ferroviária do Paraná e de Santa Catarina.

RECUPERAÇÃO

Para possibilitar o possível passeio, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária do Paraná, em parceria com a de Santa Catarina, está recuperando a Locomotiva 11. Com 380 lugares, ela foi uma das primeiras a funcionar no Paraná e já esteve em exposição no Shopping Estação, em Curitiba.

“O passeio antigo saía de onde hoje é o Shopping Estação e seguia até a Lapa”, lembra Assad. Os passeios tiveram início em 1986 e finalizaram na década de 1990, quando já não aconteciam com frequência, apenas em datas comemorativas.

PRÓXIMOS PASSOS

A revitalização das estações é outro passo necessário para que os passeios de trem voltem a acontecer. O Secretário de Cultura e Turismo de Araucária, Eduardo Tavares de Lira, lembra, por exemplo, que há cerca de 20 anos o trem de carga não para na estação General Lúcio e que ela está em condições precárias.

“A estação é propriedade do IPHAN, mas estamos realizando os trâmites legais para que ela seja repassada à prefeitura”, explica o Secretário. Lira acrescenta que o projeto ainda está em sua fase inicial e que não se sabe, por exemplo, de onde sairia a verba para a reforma. Ainda segundo ele, há o interesse em se criar no local um centro cultural para a realização de eventos e venda de artesanato local.

Na avaliação de Márcio Assad, da Prefeitura da Lapa, com o interesse das duas prefeituras e o apoio do IPHAN, o que falta seria a recuperação da ferrovia em Araucária e as autorizações junto a diversas entidades nacionais, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que já foram solicitadas para estes órgãos. Não há, no entanto, previsão para que elas encaminhem resposta.

Please follow and like us: