Através de projeto desenvolvido por professora da instituição, alunos do 1º ano do ensino fundamental puderam conhecer a realidade do passado, visitando pessoas da comunidade, museus e recebendo visitas na sala de aula.
Início do ano letivo. Um livro didático em mãos. Uma professora de ensino fundamental e seus alunos. O conteúdo do livro apontava a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. E eis que surge a ideia. A professora Lisiane Ciulik Padilha, da Escola Municipal João Franco, em Contenda, se sentiu instigada a ir além e idealizar e montar o Projeto “Passado, Presente e Futuro no Olhar da Educação”, voltado a seus alunos do 1º ano A. “A curiosidade brotou quando chegamos exatamente na página 70 do livro ‘A Conquista – Ciências Humanas e da Natureza’. O tão falado passado! Mas, o que é o passado para alguém que começou a viver o presente agora? E como será o futuro? O que nos espera?”, relata a Lisiane, explicando como nasceu o projeto.
Com supervisão das pedagogas Luciana Muller Vieira e Joelma Hitner Joslin e da Diretora Miriam Nascimento de Paula, o projeto ganhou vida. Em sala de aula, e também fora dela, os pequenos passaram a analisar imagens, debater sobre textos lidos, ouvir histórias contadas por pessoas da comunidade, realizaram confecção de brinquedos de antigamente e visitaram ambientes que retratavam e traziam o passado, através de objetos e fotos de épocas não tão distantes, porém desconhecidas para os alunos. Tudo isso tornou o projeto ainda mais rico.
Entre as atividades, visitas a casa dos avós de alguns alunos. O Senhor Alaertes Cordeiro de Souza, avô do aluno Davi Augusto, e os senhores Carlos e Rose Reis, avós da aluna Maysa, receberam a turma do 1º ano A da Escola João Franco. Em gostosos bate papos, os alunos puderam saber como era a escola antigamente, além de outras curiosidades do passado.
A turma também recebeu a visita de uma professora aposentada, a Dona Danuzia. Ela relatou aos estudantes fatos importantes sobre o passado da escola, sua vida então como Professora e Diretora, e o que espera do futuro.
Dentro das atividades do Projeto, os alunos ainda realizaram visitas a museus, como o de Serrinha, em Contenda, e o Tindiquera, em Araucária. Lá conheceram objetos que hoje não são mais utilizados, como a máquina de escrever. Em sala de aula, os pequenos observaram como eram elaboradas as atividades e avaliações, dando vida novamente ao aposentado mimeógrafo. Também, com auxílio dos pais, puderam confeccionar brinquedos – comuns para as crianças de antigamente, como o carrinho de lata e a boneca de pano.
Finalizando as atividades, e mostrando que o passado faz parte do presente e com ele também se aprende, os alunos receberam a visita da equipe da Tribuna Regional e foram visitar a emissora de rádio local.
“Agora pensar no futuro não está tão difícil. As crianças já pensam em ter uma escola onde elas possam aproveitar mais os momentos do presente para que no futuro tenham o que contar para seus descendentes. Mais do que qualquer outra coisa, nossas atitudes são o que determinam o tipo de vida que iremos ter”, relata a professora Lisiane.