Por que eu preciso de um contador?

Engana-se quem pensa que este profissional ainda é uma espécie de “guarda livros”. Hoje, ele ajuda empresas a melhorar a sua gestão. Saiba como.

Calcular e declarar impostos, pagar e receber contas. Essas são algumas funções que relacionamos automaticamente ao contador que, até então, era uma espécie de “guarda livros” nas empresas. Hoje, o papel da profissão vai além: ele passou a interagir mais com o seu cliente, e pode ajudar as empresas, principalmente micro e pequenas, a melhorar a sua gestão.

BUROCRACIA

Isso é um fator desafiador no Brasil: segundo levantamento do Banco Mundial, o país está entre os piores do mundo para quem quer abrir um negócio: impostos e burocracia são os dois principais empecilhos.

Por isso, ao abrir as portas de uma empresa, o contador é essencial para acertar detalhes como capital social, planejamento e tipo de tributação a ser aplicada e até na definição da divisão de participação dos sócios (tarefa que exige a ajuda de um advogado).

TAREFAS

Além de ser um profissional essencial para superar esses obstáculos, o contador é responsável por atividades como: preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa; elaborar e enviar declarações, manter o registro da empresa em conformidade com as exigências dos órgãos governamentais e com a legislação tributária e fiscal e manipular a folha de pagamento. E isso, principalmente, se ele tiver acesso a softwares que permitem que o contador tenha on-line, acesso aos dados do cliente com um sistema de gestão integrado.

MAIS

O contador Benedito de Lara Jr. conta que o empresário contábil também pode ajudar o seu cliente em outras rotinas do dia a dia, como controle de estoque, precificação, fluxo de caixa e obtenção de créditos para investimentos. “Ele pode avaliar as vantagens e desvantagens de determinadas linhas disponíveis no mercado. Isso tudo baseado em todas as informações e dados que ele possui sobre o negócio. Com essa atuação estratégica, sobra aos micro e pequenos empreendedores tempo para o que realmente importa: desenvolver o próprio negócio e fazer crescer”, explica o profissional.

SERVIÇO

Benedito de Lara Jr.

Contador (CRC-PR 065727/O-2)

Endereço: Avenida Dr. Manoel Pedro, nº 1801 – Sala 02 (em cima do Hellyu´s Restuarante) – Lapa/PR

Telefones 3622-4446 e 9-8855-2592 (whatsapp)

E-mail benedito.lara@yahoo.com.br

Please follow and like us: