Exposição fotográfica terá abertura no dia 31, na Casa Lacerda. Em 27 imagens, mostra procura revelar um pouco das diferentes profissões exercidas por cidadãos comuns da cidade.
Em exposição a ser aberta no dia 31 de maio, às 15h, no Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda, 27 imagens do fotógrafo Guilherme Glück serão expostas até o dia 2 de agosto ao público da cidade. Intitulada “O mundo do trabalho nas lentes de Glück”, a mostra procura revelar um pouco das diferentes profissões exercidas por cidadãos comuns da cidade, entre os anos de 1920 a 1950.
A exposição, organizada pelo professor do Instituto Federal do Paraná Ederson Santos Lima, tem por objetivo trazer para a cidade um pouco do cotidiano dos trabalhadores lapeanos, antigos moradores ou imigrantes recém-chegados que nas primeiras décadas do século XX transformaram a Lapa, num centro para o qual vinham moradores de outras cidades atrás de seus mais diferentes profissionais: ferreiros, carpinteiros, sapateiros, pedreiros.
Estas imagens fazem parte de um conjunto de fotografias pertencentes ao Museu da Imagem e do Som do Paraná, denominada de Coleção Guilherme Glück e que possui aproximadamente 30.000 fotografias.
GLÜCK
“Guilherme Glück durante quase 40 anos fotografou o povo da Lapa e cidades vizinhas, legando um verdadeiro tesouro fotográfico à cidade, que aos poucos vem sendo revelado à sociedade paranaense, em pesquisas acadêmicas que já duram quase uma década de trabalho”, ressalta o professor Ederson.
Santos Lima relembra ainda que esta é a terceira vez que organiza uma exposição sobre o fotógrafo. A primeira ocorreu em 2011 na Casa Andrade Muricy, a segunda no Museu Oscar Niemeyer em 2015, ambas em Curitiba, e agora na Casa Lacerda. Destaca ainda que para aqueles que forem à mostra, as fotografias revelam muito mais que o cotidiano do trabalhador, mas, também, as relações de gênero, relações de poder econômico presentes nas relações de trabalho na Lapa, ou em qualquer lugar do mundo, o que torna Glück um atento observador da realidade em que vivia, tornando-o um dos mais importantes fotógrafos paranaenses da primeira metade do século XX (1900-1950).
SERVIÇO
O que: Exposição “O mundo do trabalho nas lentes de Glück”
Quando: de 31 de maio a 2 de agosto, das 9h às 17h, de terça a domingo
Onde: Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda