Pedra Partida promove EducAção Escoteira

Aos escoteiros, promover o EducAção Escoteira faz parte do comprometimento com a educação para a vida.

Grupo lapeano promoveu atividades com alunos da Escola Dr. Manoel Pedro na tarde de sábado, 19 de maio. Mais de 20 alunos participaram e conheceram de perto o que fazem os escoteiros.

Desde o ano passado os Escoteiros do Brasil realizam anualmente o EducAção Escoteira, um evento pensado para acontecer dentro das instituições de ensino, de forma a promover aos estudantes uma oportunidade de vivência de atividades educativas, junto aos membros do Movimento Escoteiro. Como estratégia, num mesmo dia, Unidades Escoteiras Locais de todo o país oferecem atividades escoteiras nas escolas.

A segunda edição do programa ocorreu no dia 19 de maio, alcançando mais de 1.200 estabelecimentos. Nesta data, na Lapa, o Grupo Escoteiro Pedra Partida 207/PR realizou o evento na Escola Municipal Dr. Manoel Pedro. Das 14h às 17h foi mostrado aos estudantes da instituição de ensino um pouco da prática do escotismo, através de jogos, técnicas, valores, entre outras atividades. Os pais também foram convidados a prestigiar as atividades.

Ao todo, mais de 20 crianças da escola, acompanhados da Pedagoga Viviane Souza de Mello, participaram das atividades, desenvolvidas pelos Chefes responsáveis: Mariá Fernanda Machado Barbosa, Luiz Antonio Buchner, Juliana Baggio Gorniski, George Schmidt Gemin e Dayana Breginski Kos.

EXPERIÊNCIA ESCOTEIRA

O evento tem grande impacto social, beneficiando tanto os associados e especialmente os estudantes em todo o país. A ideia do EducAção Escoteira é contar com a experiência sólida dos Escoteiros, apresentando atividades que se relacionem com o tema do ano – “Educação para a vida” – e conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, de forma divertida e atraente.

A presença dos Escoteiros nas escolas atende aos interesses das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que propõe tornar interessantes os conteúdos escolares. O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens.

Aos escoteiros, promover o EducAção Escoteira faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas.

Através da atividade, os Escoteiros possibilitam realizar colaboração na educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens de todo o país, e promovem também o crescimento e desenvolvimento dos Escoteiros do Brasil.

ESCOTISMO

O Escotismo foi fundado em 1907 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. É um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou Compromisso) e na Lei Escoteira (ou Lei do Escoteiro), e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do Movimento Escoteiro, Baden-Powell criou o Ramo Lobinho, baseado no Livro do Jângal, de Rudyard Kipling, com auxílio de sua irmã, Agnes.

PEDRA PARTIDA

Na Lapa, há dois anos, o Grupo Escoteiro Pedra Partida trabalha com crianças e jovens aplicando os princípios do escotismo, definidos por Baden-Powell.

O Grupo se reúne todos os sábados, das 14h às 17h, na Escola Municipal Abigail Cortes e oferece atividades para crianças a partir dos 7 anos de idade, adolescentes e jovens que queiram participar e colaborar com o movimento.

Participe você também!

Estudantes da instituição de ensino conheceram um pouco da prática do escotismo.
O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens.
Please follow and like us: