Como é a vida de um Mórmon?

Os jovens Helder Guimarães e Helder Will atuam na Lapa como missionários. Guimarães veio do Ceará e Will veio dos Estados Unidos.

Há quatorze anos na Lapa, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias conta com trabalho de missionários, que buscam levar a Palavra a todas as pessoas, de porta em porta.

Todos já receberam a visita deles ou, ao menos, já os viram atuar pelas ruas. São rapazes e moças uniformizados, usando gravata, realizando trabalho missionário, abordando pessoas, batendo de porta em porta, falando de Jesus e da Igreja, distribuindo materiais com mensagens e outras atividades.
São os Mórmons, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Na Lapa, a Capela foi dedicada (implantada) há quatorze anos. Os integrantes da Igreja, Helder Will e Helder Guimarães, se tornaram missionários voluntariamente. Will veio de San Diego, Califórnia, Estados Unidos, e Guimarães veio de Fortaleza, Ceará.
Eles contam que o nome “Helder” vem do inglês e significa “Ancião”. Trata-se de um título que recebem, antecedendo o nome ou sobrenome escolhido para cada um no trabalho missionário durante os dois anos de atividades. As moças missionárias são chamadas de “Sister”, que em inglês significa irmã.
Devidamente identificados, os missionários voluntários levam a Palavra de Deus a todos. A missão que eles fazem parte abrange os municípios de Lapa, Guarapuava, Pitanga, Paranaguá e Mafra (SC). “Abordamos as pessoas nas ruas, batemos de porta em porta, procuramos ajudar quem passa por algum problema”, relatam. Eles também distribuem panfletos com temas sobre a restauração do evangelho de Jesus Cristo, dentre outros materiais, em especial o livro de Mórmon e a Bíblia. “Nós acreditamos que a Igreja foi restaurada por meio de Joseph Smith, como profeta”, explicam.

PARA SER UM MISSIONÁRIO
Para se tornar um missionário, jovens membros da igreja preenchem um formulário e enviam para o Centro da Igreja, em Utah, nos Estados Unidos. Lá o Profeta atual da Igreja recebe a revelação e os envia para um local especifico.
São várias as missões existentes pelo mundo, muitas no Brasil. No Paraná existem três. O brasileiro Hélder Guimarães contou que havia sido designado para uma missão na Nicarágua, mas por conta de uma guerra civil naquele lugar, foi enviado para a Lapa. “Normalmente nós começamos num lugar e dentro dos limites desta missão nós ficamos nas cidades por revelação. Temos um líder, que nos guia quando temos dúvidas e algum outro problema”, ressaltou.
O Missionário Will comentou que os homens dentro da igreja desde pequenos aprendem que é um dever fazer uma missão assim, levar a Palavra para todos. “A cada domingo que passamos por aqui aprendemos um pouco mais”, comenta.
Helder Guimarães caminha para a reta final de seu trabalho na Lapa. Está há 21 meses na missão que dura dois anos. Já Helder Will está há 16 meses. Depois de concluído o trabalho, os jovens voltam para junto de suas famílias, dão continuidade ao trabalho da igreja, orientando e ajudando aos novos missionários.
Hélder Will e Hélder Guimarães disseram que enquanto estão em missão o contato com a família é muito limitado, não acessam tecnologias. O celular que utilizam é um parelho simples, usado apenas para fazer ou receber ligações. Assim, se comunicam com a família por e-mail, de forma bem restrita.
No dia a dia, os missionários enfrentam chuva, sol forte, frio e outras adversidades, mas seguem firmes no trabalho. Eles relatam que um importante desafio é aprender rápido a falar novas línguas, pois podem ser designados para outros países, precisando saber se comunicar. Ressaltaram que daí vem à importância de não terem contato direto com as tecnologias, pois precisam dedicar todo tempo a dominar um novo idioma de forma fluente e sair em missão mundo a fora conforme a vontade de Deus.

OS MÓRMONS
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmon, chegou ao Brasil no ano de 1923. A primeira capela na América do Sul foi construída em Joinville, Santa Catarina, em 1931. Já a primeira missão foi criada em 1935 e um ano depois o material de ensino foi traduzido para o português e os missionários começaram a ensinar. O nome oficial se refere a Jesus Cristo como líder. A igreja prega o plano de salvação baseado nos ensinamentos bíblicos e no livro de Mórmon.
Hoje no Brasil a Igreja conta com mais de um milhão de membros, com seis templos. Na composição geral estão as missões, as estacas, sendo que cada uma equivale a uma diocese, por exemplo. E também há os distritos, as alas e os ramos.

NA LAPA
Na Lapa, os encontros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acontecem na Avenida Aloísio Leoni, próximo à distribuidora de bebidas da Coca-Cola. Sempre aos domingos, às 9h. As diversas atividades são realizadas durante a semana. A partir de oito anos de idade o membro pode ser batizado pela imersão na água.

Please follow and like us: