CEJU comemora resultados do “Construindo meu Futuro”

Programa Construindo Meu Futuro inova o conceito de projetos sociais no município da Lapa. Em forma de perguntas e respostas, apresentamos a você, leitor, um pouco do trabalho realizado no Centro da Juventude da Lapa.

O que é o Programa Construindo Meu Futuro?

O Programa Construindo meu Futuro foi criado no próprio Município a partir de experiências dos profissionais Cleiton de Abreu de Lima e Liziane Ramalho, onde os mesmos notaram que era o momento de uma revitalização e readequação das ações sociais direcionadas as crianças, adolescentes e jovens, a partir disso foi criado um novo modelo de conduta, partindo do pressuposto que o que os adolescentes e jovens buscam o primeiro emprego, mais falta a qualificação, o novo formato tem desde esporte, cultura, lazer a qualificação profissional, com isso a adesão dos participantes cresceu de forma formidável.

Como se desenvolve o Programa?

As ações do Programa são realizadas hoje nas dependências do Centro da Juventude com um número de aproximadamente 130 pessoas diariamente, tendo uma vasta opção de cursos e oficinas e com horários de atendimento nos períodos matutino, vespertino, noturno e aos fins de semana, com isso facilitando o acesso dos participantes.

Hoje o Programa tem inscritos 722 alunos onde desses aproximadamente 450 se mantêm ativos nas ações.

O Que o Programa pode ajudar os jovens?

Segundo Cleiton, Coordenador do Programa, o treinamento profissional é um fator preponderante pois o mesmo prepara o jovem tanto no quesito emocional quanto profissional, trabalhando nas condutas das entrevistas e até mesmo após o ingresso no mercado de trabalho.

Para Liziane, Coordenadora do Centro da Juventude, o caminho para a nossa Juventude é esse, a profissionalização é essencial para a mudança social e é através de Projetos Sociais como esse que vamos mudar a realidade de muitos adolescentes e jovens.

Quais os resultados que o Programa já alcançou?

Hoje pode-se destacar marcas bastante significativas, após o fechamento das parcerias com as Instituições Formadoras (CIEE, SENAC e SENAI), as vagas de empregos começaram a surgir e já conseguimos encaminhar 114 alunos para as Empresas e Estágios na Prefeitura, ainda temos em fase de formação profissional cerca de 150 alunos onde os mesmos recebem informações como noções básicas de informática, atendimento ao público, comunicação, gestão organizacional entre outros.

Ainda temos para os participantes, aulas de Inglês, reforço escolar e treinamento para concursos, Enem, com todo esse arsenal de formação, nós já temos alunos que foram inseridos no mercado e hoje já foram efetivados pelo seu mérito.

Além disso o Programa no seu primeiro ano de funcionamento conseguiu a marca de ficar entre os 33 melhores projetos sociais do paraná recebendo o PGP-PR Prêmio Gestor Público Paraná em 2018.

Quem pode participar do Programa?

O Programa é destinado para as crianças, adolescentes e jovens do Município, de 10 a 23 anos.

O programa Construindo Meu Futuro e equipe agradece as autoridades municipais Prefeito Paulo Furiati, Vice-prefeito Joacir Gonçalves, Secretários e Diretores pelo incentivo e entendimento da necessidade das ações e também o nosso grande agradecimento as instituições parceiras CIEE e SENAI pois sem essas parcerias nada seria possível.

Jovens a hora é agora.

O Programa Construindo Meu Futuro tem a intenção de ampliar ainda mais suas ações e para isso necessitamos do apoio. Uma forma de ajudar é a doação parcial do imposto de renda sendo da pessoa física ou jurídica com isso a ampliação aconteceram e mais jovens poderão ser alcançados e ajudados.

Centro da Juventude oferece aperfeiçoamento, orientação e oportunidade aos jovens.

 

Oficinas diversas valorizam o talento dos participantes do Centro da Juventude.

 

Please follow and like us: