Um crime sem precedentes contra a apicultura

Já não bastasse a situação preocupante do desaparecimento das abelhas no planeta, agora vândalos estão atacando colmeias da região. Ato preocupa por não ser época de subtração do mel, o que ocasiona o fim dos enxames e a consequente queda na produção, bem como prejuízos ao meio ambiente.

Muito mais do que produtoras de mel, as abelhas são agentes polinizadores. Representam uma das maiores responsáveis pela oferta de alimentos para a humanidade e são indispensáveis na manutenção da biodiversidade do planeta. E, justamente por isso, seu desaparecimento em diversas localidades é alarmante.

A polinização é o processo que garante a reprodução de diversas plantas e a produção de frutos e sementes, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Ela, a polinização, pode ser realizada pelo vento ou pela água, mas na maioria dos casos, quem realiza esse trabalho são os polinizadores, como abelhas, vespas, borboletas, aves, pequenos mamíferos, dentre outros.

Muitos alimentos como maçã, melão, café, maracujá, laranja, soja, caju, uva, limão, cenoura, dentre outras, dependem do trabalho das abelhas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês), a polinização por esses insetos gera US$ 54 bilhões por ano, sendo responsável por pelo menos 1/3 da produção mundial de alimentos, polinizando 85% das florestas e 70% das culturas agrícolas.

Mas, os principais polinizadores da natureza estão desaparecendo. As abelhas começaram a abandonar suas colmeias, um fenômeno conhecido como Distúrbio de Colapso de Colônia (CCD, em inglês). Simplesmente elas não retornam e suas colmeias são encontradas vazias. Os primeiros relatos apontando o desaparecimento em larga escala de abelhas surgiram nos Estados Unidos, sendo que das 5 milhões de colmeias estimadas em 1988, hoje restam metade. Além da América do Norte, atualmente este problema também se manifesta na Europa e na América Latina. Na Europa, a redução chegou a 53%, e no Brasil, a quase 30%.

A causa do desaparecimento desses insetos não está totalmente esclarecida, mas sabe-se que não existe apenas uma única razão, e sim vários fatores, ocasionados pelo impacto humano ou não.

VANDALISMO

E como não se já não bastasse o relatado sumiço das abelhas, outro fato está gerando preocupação quanto à preservação destes insetos e com as consequências de seu desaparecimento: vândalos estão contribuindo para acabar com muitas das nossas colmeias na região da Lapa.

Quando dizemos “nossas” é visando reforçar que as abelhas são responsáveis pela polinização de inúmeras espécies de vegetais. Então, com a ausência delas, todos na sociedade irão sofrer com a queda na oferta de alimentos.

Nesta semana, o apicultor Helio Skiba esteve na redação da Tribuna Regional para denunciar que nas imediações da Lapa, região do Marafigo, Passa Dois e Granja Velha, estão sendo registrados atos de vandalismo, causando a destruição completa de enxames de abelhas. Ele fotografou como foram deixadas as colmeias: foi subtraído o mel, dizimando das abelhas.

Enquanto relatava a situação ao jornal, Helio reforçou que estamos no período de inverno, época de escassez de alimento. Não é período de colheita de mel. Outra alerta que Skiba fez foi voltado ao público consumidor, em caso de aquisição deste mel decorrente da ação de vândalos: a força precária de extração e os níveis de contaminação tornam o produto impróprio para saúde, principalmente nesta época do ano em que o consumo aumenta.

E outro detalhe importante, para conscientização dos consumidores, é que a receptação do mel sem a certificação de origem por parte dos comerciantes também contribuí para a perpetuação dos vândalos. O fato é de tamanha relevância que foi até matéria de abertura do Fantástico, na Rede Globo, no domingo, dia 19 de maio.

O apicultor Hélio Skiba levou o caso à Polícia Civil da Lapa, para que medidas cabíveis sejam tomadas, localizando e punindo os vândalos. Quem tiver mais informações sobre os atos criminosos pode contribuir realizando denúncias à polícia.

Caso foi levado à polícia pelo apicultor Hélio Skiba. Quem tiver mais informações pode contribuir realizando denúncias.

 

Estão sendo registrados atos de vandalismo na região do Marafigo, Passa Dois e Granja Velha.
Please follow and like us: