Quase 50 assaltos a banco em 4 anos na região

Polícia Militar reúne Conselhos de Segurança e apresenta reivindicações

O 28º Batalhão de Polícia Militar, sediado na Lapa, reuniu os Conselhos de Seguranças – CONSEGs, formados na região dos oito municípios em que atua, com objetivo de estreitar relações e apresentar aos conselheiros as ações da Polícia, seus projetos e anseios da população.

Segundo o comando do 28º Batalhão, “atualmente todos os destacamentos trabalham com um número reduzido de pessoal, mas o governo pretende sanar esse problema, porém não será de imediato pois todos os candidatos devem passar pelo treinamento para que assim estejam aptos a assumirem as funções”.

A preocupação de todos os policiais é com o constante número de assaltos a agências bancárias, que totalizam 47 na região do 28º Batalhão entre 2014 e 2018, e a polícia, na maioria das vezes, não pode fazer muita coisa, pois falta pessoal e os equipamentos são muito inferiores aos dos assaltantes. Existem várias ações em andamento para melhorar a questão da segurança, a maioria será fornecida pelo governo, e o restante foi solicitado aos CONSEG para fazer frente a estas despesas.

Nos municípios onde existe o CONSEG, alguns têm recursos financeiros, mas a maioria dos conselhos não. Mesmo assim muitas ações estão sendo realizadas para oferecer ou orientar as pessoas como devem ficar atentos a vários quesitos que podem melhorar a segurança.

Uma nova torre de comunicação moderna, a prova de escutas, deverá ser adquirida através dos recursos financeiros do Conselho de Segurança de Rio Negro, dependendo do Governo do Estado a aquisição dos rádios e equipamentos acessórios.

Na Lapa está em fase de licitação a instalação de câmeras nas entradas e saídas da cidade, com isto, quando houver um assalto, a polícia pode investigar com mais agilidade. Os Conselhos de Seguranças são muito importantes nos municípios onde existem e podem atuar junto à comunidade orientando e formando grupos atentos à aquilo que acontece com seus vizinhos.

O membros dos CONSEGs presentes aplaudiram a iniciativa do 28° em reunir todos, podendo assim compartilhar ações e expor suas dificuldades e sugeriram que fossem feitos mais encontros como este.

Nota da Redação

A Tribuna Regional tem uma posição com relação aos assaltos a Banco. Sabemos que o serviço bancário é essencial para a economia do município, mas os lucros das instituições justificam o investimento em segurança e prevenção de assaltos. Enquanto a comunidade se preocupa com a insegurança, nenhuma ação concreta foi notada de Banco algum.

Quando o banco é assaltado, o seguro cobre todas as despesas, portanto, prejuízo mesmo só tem quem é usuário do estabelecimento quando das reformas após assalto ou vítima do crime, como no caso do assalto da Caixa Econômica Federal na Lapa, onde um senhor foi morto por tiros dos bandidos.

Cinquenta assaltos em quatro anos na região é um número assustador e preocupa a todos, infelizmente parece que não preocupa as direções das instituições bancárias.

Please follow and like us: